Prefeitura conclui curso de bolos e tortas para comunidade do residencial Mangabeiras

Assistência Social e Cidadania
17/10/2023 15h48

Com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico das famílias beneficiadas e de toda a comunidade do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, localizado no bairro 17 de Março, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio do Projeto de Trabalho Social Residencial (PTS), concluiu nesta terça-feira, 17, o curso de preparação de bolos e tortas.

A capacitação, promovida pela Oliveira Consultoria, empresa responsável pelo PTS, sob a supervisão da Diretoria de Gestão Social da Habitação, da Secretaria Municipal da Assistência Social, ofertou 40 vagas e teve um conteúdo programático voltado para técnicas de modo de preparo dos bolos, preparação de coberturas e recheios e orientações de como calcular o valor de venda dos bolos. A atividade integra as ações que devem ser desenvolvidas junto à comunidade no âmbito do programa Pró-Moradia.

A responsável técnica do PTS pela Oliveira Consultoria, Patrícia Oliveira, explica que este curso é a oportunidade de mais pessoas estarem inseridas no mercado de trabalho, seja como funcionário ou dono do seu próprio negócio.

"Foi um curso requerido pela própria comunidade, então esse já é o terceiro curso dentro da área de confeitaria. Nós fizemos o primeiro, de doces finos, em seguida de doces e salgados e agora estamos fazendo de bolos e tortas. É um processo de educação continuada, ou seja, fortalece e dá mais chances de inserção no mercado de trabalho e de empreender. Essas famílias já têm as condições básicas para começar a empreender e a trabalhar em casa, sendo assim protagonistas desse desenvolvimento na família, na comunidade e no território", afirmou Patrícia.

Para a gastróloga e instrutora Maria Márcia de Jesus, o curso é um passo inicial para que as famílias que residem em um bairro com maior incidência de situação de vulnerabilidade social possam melhorar a renda familiar.

"Finalizamos o curso de bolos e tortas decorados, onde ensinamos técnicas para a confecção dos bolos, recheios, coberturas. Porém, esses bolos podem ser feitos de maneiras mais simples, sendo um pontapé inicial para outros cursos na área da confeitaria. As pessoas que concluíram o curso já podem iniciar a sua fabricação de bolos sem a necessidade da compra de grandes equipamentos e utensílios, pois as técnicas que ensinei aqui podem ser feitas de maneira manual, por exemplo, sem a necessidade de uma batedeira; o principal é ter um forno", disse.

Atualmente desempregado, Douglas Rafael Oliveira conta que o curso de bolos e tortas é a oportunidade de agregar conhecimento para sempre. "Conhecimento nunca é demais e nós precisamos absorver conhecimento para crescer na vida, e esse curso de bolos e tortas é exatamente isso, porque durante todo ano tem festa, seja de aniversário ou qualquer celebração e sempre vai ter um bolo. Eu gosto muito dessa área de confeitaria e daqui pra frente, vou poder fazer bolos para vender e para meus familiares", pontuou.

Microeemprendedora no ramo de tortas, doces e salgados, Fabiana Menezes Santos explica que o curso foi a chance de aprender novas técnicas para aplicar na sua empresa. "Foi um curso que a Oliveira Consultoria passou pra gente para que possamos aperfeiçoar, vai incrementar o que eu já faço. Cada oportunidade que tenho para aprender e melhorar o meu serviço, eu mergulho de cabeça, porque sei que irá trazer benefícios para mim e para o meu microempreendimento", finaliza.