Readequação implantada no trânsito da José Carlos Silva começará a funcionar na quinta, 19

Transporte e Trânsito
17/10/2023 17h14

Visando melhorar a mobilidade urbana na avenida José Carlos Silva, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), fez uma readequação geométrica na via, no trecho que dá acesso à avenida Alexandre Alcino, implantando um novo retorno com faixa de desaceleração e aceleração para dar mais fluidez e principalmente, mais segurança ao trânsito. O novo retorno, que fica próximo à rotatória do conjunto Orlando Dantas, será aberto na próxima quinta-feira, 19.

Com a readequação, o atual retorno, que fica próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, será fechado. O superintendente da SMTT, Renato Telles, ressalta que a readequação geométrica na via é um pleito de quem transita pela região, cuja avenida é uma das mais movimentadas da cidade.

"Nesse ponto específico da avenida, no retorno que dá acesso à avenida Alexandre Alcino, muitos condutores não respeitam as normas de circulação, se posicionam irregularmente e formam até fila tripla no retorno. Isso, além de ser infração de trânsito e de prejudicar a fluidez, causa riscos de sinistros. Analisamos a demanda da população que pleiteia melhorias nesse trecho da avenida, realizamos um estudo técnico e construímos um novo retorno para melhorar a fluidez e principalmente dar mais segurança a todos que fazem parte do trânsito”, conta. 

Novo retorno
O diretor de Planejamento e Sistema da SMTT, Diego Carvalho, explica que o novo retorno está a aproximadamente 500 metros do atual. “O retorno que será aberto fica próximo ao que será fechado. O novo local que será utilizado pelos motoristas para fazer o retorno possui faixa de desaceleração e aceleração, e com isso os condutores não precisarão parar. Basta reduzir a velocidade e ter atenção, e fazer o retorno. Isso trará mais mobilidade e segurança ao trânsito”, reforça. 

Diego acrescenta ainda que, ao colocar o novo retorno para funcionar o antigo será fechado. "É uma mudança bastante esperada por muitos condutores e durante o período de adaptação dos motoristas teremos agentes da SMTT monitorando o trânsito no local”, disse.