Caminhada da Academia da Cidade motiva responsabilidade com a saúde e autocuidado

Saúde
18/10/2023 11h07

É possível evitar o câncer a partir de mudanças comportamentais e com a adoção de uma vida mais saudável. Ciente disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), incentiva e elabora ações voltadas para a prática de exercícios físicos no Programa Academia da Cidade (PAC) com foco na prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Na manhã desta quarta-feira, 18, mulheres inseridas no programa percorreram as ruas da capital durante a Caminhada da Academia da Cidade, uma iniciativa para chamar a atenção para o cuidado com a saúde da mulher.

Os 12 polos do Programa Academia da Cidade estão intensificando, neste mês de campanha do Outubro Rosa, atividades educativas para motivar a prevenção e a continuidade do cuidado. Desta forma, dez polos realizaram, ao longo da manhã, uma caminhada pelas ruas dos bairros onde estão situados para conscientizar a população sobre a importância de realizar exames preventivos e promoveu o autocuidado.

Referência técnica do PAC, Aline Guimarães explica que, junto à Rede de Atenção Primária, o programa desenvolve uma estratégia de ação direcionada ao fortalecimento da prevenção. “Preparamos uma caminhada e preparamos todos os polos para que pudessem sensibilizar e mobilizar as mulheres sobre a importância do autocuidado. Além disto, influenciar a comunidade local para entrar na Academia da Cidade e provar que a prática da atividade física é um grande aliado aos cuidados da saúde da mulher”, relata.

A referência técnica do PAC informa ainda que o programa viabiliza uma ficha de encaminhamento das participantes para a equipe de saúde das Unidades de Saúde da Família, onde estão referenciadas, para acompanhamento e continuidade do cuidado em saúde, informando, inclusive, que estão aptas para a prática regular de exercícios físicos.

Também realizam a Caminhada da Academia da Cidade em alusão ao Outubro Rosa, nesta quarta-feira, 18, a partir das 15h30, os polos dos bairros Industrial e Santos Dumont e Maracaju; e às 16h, o polo Centro de Criatividade; no dia 19, às 6h, o polo do bairro Bugio; na sexta-feira, dia 20, às 16h, o polo do bairro Luzia; e no polo bairro América, dia 24, às 6h30.  

Dados
Segundo pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com a inserção de uma rotina que inclui manter o peso corporal saudável, ter uma alimentação adequada e equilibrada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e praticar atividade física regularmente.

O motivo está no mecanismo que a atividade física tem para diminuir os hormônios femininos relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama, como estrogênio e progesterona, e aumentar a globulina ligadora de hormônios sexuais, uma proteína produzida no fígado que atua no transporte desses hormônios no sangue.

Todos esses fatores estão relacionados à incidência do câncer de mama e foram evidenciados em estudo publicado na revista Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention, conduzido pela professora Brigid Lynch, do Cancer Council Victoria da Australia.

Com informações do Ministério da Saúde.