Conselho Municipal promove ciclo de capacitação para conselheiros de direitos da pessoa idosa

Assistência Social e Cidadania
18/10/2023 13h59

Nesta quarta-feira, 18, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdi), órgão paritário vinculado à Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, reuniu todo o colegiado com o objetivo de capacitar conselheiros titulares e suplentes acerca do papel do conselheiro de direito. O Ciclo de Capacitação, intitulado “Controle social e conselho de direitos”, terá um segundo encontro no dia 24 de outubro, tem duração de 16 horas e expectativa de atingir os 48 membros do colegiado.

A secretária da Assistência Social, Simone Santana, destaca que os Conselhos de Direitos são parceiros da gestão e essenciais para a efetivação de políticas públicas. Com a renovação do colegiado, faz-se necessário que os novos integrantes entendam e conheçam mais sobre as funções de cada representante.

"O Conselho de Direito da Pessoa Idosa é um conselho muito atuante, tem uma presidente muito ativa e isso ajuda muito a gestão. Com a renovação dos Conselhos, precisamos trazer conhecimentos para os novos conselheiros, tirar dúvidas, pra fazer com que eles possam nos ajudar na gestão, na tomada de decisões, na avaliação de ações que fazemos para a pessoa idosa. O conselho proporciona aos novos conselheiros essa interação, troca de conhecimentos, pois os conselheiros precisam estar aptos a entender a política da Assistência Social, a política para o idoso, até mesmo pra que ele possa, junto às instituições e às secretarias, trazer elementos que possam fomentar ações para a pessoa idosa", destaca a secretária.

A presidente do Comdi, Maria José Matos, explica o Conselho tem um colegiado bastante atuante, que defende as políticas públicas para a pessoa idosa e o Ciclo de Capacitação é uma oportunidade de apresentar aos novos conselheiros as funções do órgão.

"Fizemos o fórum recentemente, e não só governo como sociedade civil, principalmente os representantes da sociedade civil, tiveram uma renovação de boa parte do colegiado. Sempre que há um fórum é bom que os conselheiros sejam capacitados, que conheçam o que é o conselho, qual o papel de cada um aqui que está representando uma entidade", diz a presidente.

De acordo com a conselheira titular da Assistência Social e assessora técnica do Comdi, Sanolli Gonzaga, a capacitação é realizada sempre que há renovação do colegiado do Conselho Municipal. Ministrante da capacitação, ela explica que os conselheiros terão acesso a toda a atuação do colegiado na política de controle social.

"O objetivo é fornecer informações relativas ao Conselho de Direitos e ao papel dos conselheiros, o que é que eles precisam fazer, de que forma eles precisam atuar. Na mudança de gestão tivemos conselheiros que nunca atuaram em um espaço de conselho, então a capacitação é para que eles tenham ciência do ambiente que eles estão ocupando e do papel deles dentro desse espaço. É importante ressaltar que isso tem que ser uma prática contínua dos conselhos, estamos iniciando a proposta com os conselheiros de direitos, mas estamos apostando em outros tipos de formação, com a perspectiva de capacitá-los cada vez mais, pra que consigam assumir esse papel de forma qualificada, de forma eficaz, pra que o conselho realmente cumpra com o que é proposto pela política da pessoa idosa”, afirma.

Representante da Casa de Sossego Vó Tereza, a conselheira Kátia Lima ocupa um espaço em Conselho de Direitos pela primeira vez. Para ela, é uma oportunidade de se fundamentar do papel de conselheira.

“Sou uma pessoa que adoro aprender. É muito importante estar esmerada, então se você souber qual o seu objetivo, por onde você tem que caminhar, qual é o seu processo, as coisas vão ficar cada vez mais fáceis de lidar. A fundamentação é a coisa mais importante que existe. Você fundamentada, você fala, você é objetiva e você é pontual. Sem fundamentação não há como contrarrazoar, então a capacitação é extremamente importante para isso”, pontua a conselheira.