Outubro Rosa: Prefeitura prorroga oferta de exames nos shoppings RioMar e Jardins

Saúde
20/10/2023 16h00

Devido à grande procura por atendimentos na ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no âmbito da programação do Outubro Rosa, a Prefeitura de Aracaju prorrogou a oferta de exames nos shoppings Riomar e Jardins até o dia 31 deste mês.

A ação seguirá de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 18h, com atendimentos clínicos das mamas, citopatológico de colo do útero, testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatites B e C; verificação de pressão arterial e glicemia capilar no consultório que está localizado no ponto de vacinação, instalados nos dois Centros de compras. No mesmo local que foi montado o consultório para esta ação, também continuará sendo ofertado a atualização do cartão vacinal para todas as pessoas a partir dos 5 anos de idade. 

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, as ações promovidas durante o Outubro Rosa são realizadas durante todo o ano e esta oferta dos exames preventivos nos shoppings visa facilitar o acesso aos serviços de saúde. 

“É a primeira vez que, em parceria com os shoppings, estamos promovendo um consultório para atendimento de pessoas na faixa etária de 25 a 64 anos. O nosso objetivo é que elas venham até o consultório para serem avaliadas pela equipe de enfermagem, realizem o exame clínico das mamas e citopatológico, bem como, se estiverem no período de solicitação de exames como mamografia, ultrassonografia da mama ou transvaginal, possam solicitar aqui mesmo”, explica a gestora. 

Acesso ao atendimento
Para ter acesso aos serviços é necessário levar o RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência de Aracaju e o cartão de vacina para verificação de vacinas em atraso. 

Ainda segundo Waneska, a prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero é o caminho mais eficiente para o diagnóstico precoce e a cura, daí a importância da descentralização da oferta de serviços em saúde, pois ainda há muitas pessoas que acabam descuidando da prevenção. 

“Sabemos que o diagnóstico precoce gera a possibilidade de cura, através de um tratamento também precoce. Por essa razão, nos casos em que os profissionais verificarem a necessidade de investigação, as pessoas atendidas nos shoppings terão o encaminhamento para mamografia, ultrassonografia das mamas e ultrassonografia transvaginal”, destaca a secretária.