Prefeitura e Rotary Club realizarão ação em combate à poliomielite nesta terça, 24

Saúde
23/10/2023 16h03

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, 24 de outubro, a Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), em parceria com o Rotary Club de Aracaju, realizará nesta terça-feira, 24, uma ação de vacinação contra polio nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Irmãos Mirella e Marcell Moura, no bairro Farolândia, e Ana Luiza Mesquita Rocha, no José Conrado de Araújo. Além da vacinação contra poliomielite, as demais vacinas do calendário também serão ofertadas. 

O público-alvo desta ação são crianças de 1 a menores de 5 anos. A vacinação é a única forma de prevenção da paralisia infantil e manter a caderneta de vacinação atualizada diminui a probabilidade de contrair diversas doenças. Na Emei Ana Luiza Mesquita Rocha, o horário da ação será das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já na Emei Irmãos Mirella e Marcell Moura a vacinação acontecerá somente das 8h às 12h.

“Este é um dia muito importante em que quanto mais forças estiverem unidas a nós, da Prefeitura, melhor. Por isso, agradecemos essa parceria do Rotary Club de Aracaju, que quis se engajar nesse propósito. A ação nas escolas faz parte das estratégias para ampliar a cobertura vacinal e incentivar a atualização dos cartões de vacina. Toda comunidade escolar deve participar e atualizar a caderneta de vacinação dos seus alunos, tendo em vista a importância da vacinação na prevenção de inúmeras doenças. Nossas equipes também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre as doses disponíveis, de acordo com o cartão de vacina de cada um”, destaca a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza. 

A poliomielite é uma doença que causa paralisia infantil e é provocada por um enterovírus, gênero de vírus que tem como principal meio de replicação o trato gastrointestinal chamado poliovírus. As sequelas da poliomielite, relacionadas à infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente são motoras e não têm cura. A doença pode afetar tanto crianças quanto adultos e levar à paralisia total ou parcial dos membros inferiores.

“No dia 24 de outubro o mundo se mobiliza no combate à poliomielite. A Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias da Educação e da Saúde, não podia ficar de fora dessa batalha. Unimos forças com o Rotary Club e faremos uma campanha de vacinação em duas de nossas escolas, convidando, também, os pais para que levem seus filhos aos postos de saúde da capital para atualizarem a caderneta de vacinação e para que possamos erradicar essa doença”, complementa o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu. 

Com a missão de reunir voluntário a causas de serviços humanitários, o Rotary Club se une à Prefeitura e reforça a ideia de suas ações, como explica o presidente do Rotary Club de Aracaju, Gustavo Souza. 

“Esta é uma bandeira do Rotary Club Internacional que, ao longo dos anos, tem trabalhado na conscientização, atuando junto à sociedade civil organizada e o poder público. Hoje, temos a poliomielite erradicada, porém, também temos visto o número de adesão à vacina caindo, portanto, precisamos continuar unindo forças para manter a pólio erradicada”, diz.