Prefeitura participa da Semana da Sergipanidade com música, informação e artesanato

Indústria, Comércio e Turismo
24/10/2023 09h00

Além de garantir apoio logístico, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), participa como expositora da Semana da Sergipanidade, evento promovido pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, na praça Fausto Cardoso, em alusão ao Dia da Sergipanidade, celebrado nesta terça-feira, 24 de outubro.
 
No evento, a Setur conta com um espaço para exposição do artesanato produzido por artesãs do Centro de Artesanato Chica Chaves, e promove a apresentação do autêntico forró pé de serra do Trio Piauí e do casal de dançarino junino, Cristiano Dias e Suzy Rodrigues, dançando e encantando aracajuanos e visitantes, bem como material informativo sobre os atrativos da cidade. 

“É um motivo de muita alegria e orgulho perceber o amor do nosso povo às nossas tradições, às nossas artes, à nossa cultura e nossa forma de ser, por isso estamos aqui, trazendo nossa sergipanidade nas mãos das nossas artesãs, na dança e na música junina daqueles e daquelas que fazem Sergipe. As pessoas que visitam nosso espaço apreciam o artesanato, dançam forró e cantam as músicas do trio Piauí, é alegria que a gente só pode definir em um palavra: sergipanidade”, destacou o secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga. 

José Ailton é alagoano, de Maceió, mas faz questão de se definir como sergipano, pela paixão que tem pelo estado e seu povo. Durante a visita que fez ao estande da Setur, se encantou com o artesanato produzido pelas artesãs Denise Santana e Noêmia Mendonça, do Centro de Artesanato Chica Chaves. “Esse artesanato é maravilhoso, eu acho bonito. Já trabalhei em hotel, que tinha essas bonecas de pano, e aí minha esposa se agradou e não teve jeito”, revelou.

Satisfação para o visitante que compra e para quem produz o artesanato sergipano. “É muito importante estar aqui mostrando nosso trabalho e ver que ele agrada quem chega no estande, é bom para quem compra, porque está com um um belo trabalho, feito com muito carinho, e para nós, artesãs, na geração de renda”, explicou a artesã Noêmia Mendonça.

O autêntico forró pé de serra do Trio Piauí encantou visitantes no espaço da Setur na primeira noite da programação, a qual seguirá até o próximo domingo, dia 29. Pessoas gravavam para mostrar um pouco da sergipanidade aracajuana para o mundo. Foi o caso da administradora Daniela Santana, que no acorde da sanfona começou a gravar seu vídeo. “Esse som valoriza nossas tradições e considero importante essa iniciativa de mostrar os diversos traços de sergipanidade e aqui na casinha da Secretaria de Turismo temos um belo artesanato e o autêntico forró encantando a nós sergipanos e também aos turistas”, ressaltou. 

O guia de turismo Ivo Dantas Leite demonstrou toda sua sergipanidade ao visualizar as peças de artesanato expostas no estande da Setur. “Como sergipano eu sinto muito orgulho porque nosso estado tem uma produção muito rica na cultura, na gastronomia, no artesanato e estamos aqui em frente a essa barraca de artesanato, um símbolo muito forte do nosso saber, do nosso povo e isso nos enriquece muito, nos identifica e traz nas marcas das mãos dessas mulheres que produzem essas belas peças a nossa identidade, o nosso ser sergipano, as nossas cores, formatos e isso é motivo de muito orgulho e muita alegria”, exaltou o profissional do turismo. 

Mais que a celebração de uma data, a Semana da Sergipanidade é um momento de muito significado para o CEO do Grupo Vidam, professor José Wilson, com a apresentação dos elementos que formam a identidade sergipana e o futuro do turismo no estado. “Além do acolhimento e hospitalidade das pessoas, nós percebemos um repertório grandiosíssimo de obras artísticas e dentro das obras artísticas nós encontramos a culinária, a música e tudo isso demonstrado aqui na expressão das pessoas. A expressão do sergipano eu considero uma expressão artística, porque aqui nós cuidamos bem do outro, nós recebemos bem, nós sentimos o prazer de ver as pessoas visitando o nosso estado. Tenho certeza que este estado vai se tornar o destino mais desejado do mundo”, afirma o empresário.