Dia do engenheiro civil: atuação profissional eleva patamar de capacidade técnica da Emurb

Obras e Urbanização
25/10/2023 16h27

Em todas as intervenções da Prefeitura de Aracaju, executadas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), há uma cadeia de pessoas e profissionais que fazem os serviços que melhoram a qualidade de vida da população acontecer. Entre eles, está a figura do engenheiro civil, profissional que atua em diversas frentes no planejamento e gerenciamento de obras na capital.

Nesta quarta-feira, 25 de outubro, data em que se celebra o Dia do Engenheiro Civil, o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca esses profissionais, especialmente os que atuam no órgão. “A Emurb é uma grande empresa de engenharia. Em Sergipe, não há nenhuma instituição que tenha tantos profissionais dessa área. Estamos, de forma permanente, buscando aprimorar a qualidade dos serviços com o trabalho de grandes profissionais, que têm capacidade de utilizar, debater e aprender novas tecnologias. Grande parte do nosso corpo técnico tem essa preocupação de melhorar os processos da empresa, não só em obras, mas também em licenciamento, na área de pavimentação e nos demais setores. Esse fator que faz com que a Emurb consiga sempre melhorar a qualidade dos serviços ofertados”.

O vice-presidente da Emurb, Ubirajara Barreto, parabeniza a categoria e destaca como a qualidade dos profissionais se reflete na vida da população. “A Emurb é responsável não só pela manutenção, mas pela execução de diversas obras na nossa cidade, como, por exemplo, a avenida Perimetral Oeste e as novas obras do programa Cidade do Futuro’ que vai melhorar a situação de diversos bairros. São serviços que vão mudar a história da cidade e das pessoas. É um orgulho fazer parte desse grupo de profissionais altamente capacitados”.

Diretor de Obras Públicas, Wanilton Lima associa o bom desempenho da Emurb nas suas atribuições à qualidade do quadro profissional. “A qualidade de vida da população depende das obras e demais intervenções. Essas, por sua vez, dependem do bom profissional que executa, fiscaliza, promove e desenvolve projetos, para que ela tenha qualidade e prazo. Hoje, o quadro da Emurb é bem evoluído, tem excelentes profissionais, tanto na elaboração de projetos executivos, quanto na execução, dentro da qualidade que se espera. Aproveito para parabenizar a todos, porque é uma profissão muito importante para a sociedade”, comenta.

Raquel Carvalho é engenheira civil e atua na Emurb há aproximadamente dois anos. Para ela, trabalhar em uma empresa pública deste porte é uma oportunidade ímpar. “Aqui eu lido com o licenciamento de obras de infraestrutura, especialmente de redes de drenagem e pavimentação. É muito gratificante trabalhar aqui. É, realmente, uma chance de contribuir com a cidade, aprender e crescer na minha profissão. A Emurb possui muitos profissionais qualificados, que nos estimulam a lidar com os desafios da gestão pública e a estar em um constante processo de crescimento”, ressalta.

Alberto Nascimento, diretor de Operações, atua na Emurb há 30 anos. Para ele, as grandes obras e transformações pelas quais passam a cidade nos últimos anos são fruto de uma gestão eficiente. “Tudo o que tem sido realizado nos últimos seis anos provam o compromisso da gestão. A Emurb teve sua sede ampliada, mais funcionários qualificados, principalmente da engenharia, houve o aprimoramento da fiscalização de obras, prezando pela qualidade e economia. As obras que realizamos, as manutenções da cidade, que são contínuas e eficientes, demonstram o compromisso de toda uma gama de profissionais qualificados”, destaca.