Na tarde desta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou um encontro com mulheres que fazem parte do Projeto de Trabalho Social (PTS) do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, que está sendo construído pela Prefeitura de Aracaju no bairro 17 de Março. O evento aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), no 17 de Março, e visou a promoção de ações sociais que impactem a vida das mulheres, além de levar informações sobre a importância de iniciar o exame de mamografia anualmente, a partir dos 40 anos.
A responsável técnica do PTS pela Oliveira Consultoria, Patrícia Oliveira, explica que o evento tem como objetivo promover ações sociais que impactem a vida das mulheres, promovam o empoderamento feminino e a mudança de realidade das famílias da região. Durante a ação, houve ainda a distribuição de brindes e apresentação de dança e momento musical.
“Este é mais um projeto social do PTS Mangabeiras, um momento especial alusivo à campanha Outubro Rosa. Nós nos reunimos semanalmente para debater temáticas importantes e promover interação social, trabalhamos a cultura da paz, inclusive toda decoração do espaço foi feita manualmente pelas mulheres que participam dos encontros semanais. Enquanto a obra física vai avançando, nós realizamos diversas ações e cursos para toda comunidade, justamente para mudar a realidade das famílias e futuros moradores do Residencial Mangabeiras”, diz.
Palestrante do evento, a enfermeira e policial militar Rebecka Queiroz afirma que seu papel no mundo é o de resgatar a identidade de mulheres que já foram acometidas pelo câncer. “Eu acredito que meu principal objetivo de vida é fazer com que as mulheres consigam resgatar sua real identidade. Na correria do dia a dia muitas vezes deixamos de lado nosso cuidado, negligenciamos nosso bem-estar, então este momento é para fazer com que cada mulher lembre de cuidar de si, além de explicar de que forma isso deve ser feito. Meu trabalho é resgatar a autoestima delas e dizer que ainda há esperança”, completa.
Semanalmente, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da empresa Oliveira Consultoria, realiza encontros, atividades físicas e esportivas no CEU do 17 de Março. Além disso, a comunidade recebe acompanhamento com profissionais da saúde, como psicólogos, fisioterapeutas e também participa de cursos profissionalizantes ofertados para fomentar o empreendedorismo.
A costureira Cristiane da Silva, 43, diz que estava ansiosa por esse encontro. “Esse foi um momento muito esperado, eu sempre participo dessas reuniões e a de hoje coincidiu com a campanha que é muito importante para as mulheres, um cuidado com nós mesmas. Além de ficar sabendo das coisas que acontecem na comunidade, a gente consegue conhecer novas histórias e socializar”, completa a costureira.
“Eu fiquei sabendo desse evento através do curso de bolos e tortas que eu participei aqui mesmo no centro. Isso que está acontecendo aqui é de extrema importância. Eu sou exemplo vivo dos benefícios dessas ações, porque eu era uma pessoa sedentária e sofro de ansiedade, então quando eu conheci esse espaço minha vida mudou, hoje eu faço atividade física, tenho acompanhamento com psicólogo. Posso afirmar que hoje sou outra pessoa, sou outra mulher, feliz e saudável”, comemora Adriana Marcelina.
A dona de casa Licélia da Silva, 38, conta que o projeto social “mudou sua vida”. “Eu fiquei sabendo desse projeto através de algumas amigas da comunidade. Hoje eu participo de tudo que acontece aqui, eu fico ansiosa pelos momentos que compartilhamos histórias, ouvimos as outras, porque isso me ajuda e eleva minha autoestima”, afirma.