Prefeito Edvaldo se reúne com procurador-geral do MPSE para tratar sobre o Pré-Caju 2023

Agência Aracaju de Notícias
27/10/2023 15h40

O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu, nesta sexta-feira, 27, com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPSE), Manoel Cabral Machado Neto, para tratar sobre o Pré-Caju 2023. Na audiência, realizada na sede do órgão estadual, o gestor da capital apresentou os detalhes da edição deste ano da festa, considerada como uma das maiores prévias carnavalescas do país, e como se dará o apoio logístico da gestão municipal ao evento, que ocorrerá de 3 a 5 de novembro, na Orla da Atalaia. Também participaram da reunião o vereador e idealizador do Pré-Caju, Fabiano Oliveira, e promotores de Justiça do órgão fiscalizador.

"Esta foi uma visita muito importante. A participação do Ministério Público no Pré-Caju é de extrema importância, pois a anuência prévia do órgão para que essa festa fosse retomada no ano passado foi um dos fatores determinantes. O retorno da maior prévia carnavalesca da nossa capital era algo muito sonhado por todos nós, mas para que ela pudesse ocorrer, cumprindo o seu papel de movimentar a economia, o turismo e a nossa cultura, com segurança e tranquilidade, era necessário que todos abraçassem o evento. Por isso, em 2022 estivemos aqui para apresentar a proposta do novo modelo da festa, entreguei o decreto que foi regulamentado pela Prefeitura, e este ano nós retornamos para apresentar os resultados, mostrar as providências que foram adotadas e para dialogar, garantindo que a edição de 2023 seja o mesmo sucesso", destacou Edvaldo.  

Ao enfatizar a relevância da reunião, o gestor ressaltou que, mais uma vez, houve "grande receptividade" por parte do órgão. "Foi um encontro muito positivo, o Ministério Público fez algumas recomendações, notadamente em áreas fundamentais como a proteção da criança e do adolescente, das mulheres, e nós imediatamente apresentamos a nossa logística de atuação, o que já está estabelecido pelas nossas equipes para que possamos assegurar que, assim como no ano passado, a festa seja segura para todos. Então, fiquei muito feliz com o retorno positivo que tivemos porque demonstra que há uma somação de esforços entre iniciativa privada, poder público e órgão fiscalizador para que tenhamos mais uma edição de sucesso desta festa que é construída por diversos parceiros, superando o recorde de público do ano passado", reiterou.

Da mesma forma, o procurador-geral de Justiça do MPSE, Manoel Cabral Machado Neto, disse que a reunião solicitada pelo prefeito amplia o diálogo para que a festa aconteça com tranquilidade e segurança. "Convidei todas as promotorias que atuam em matérias de pertinência com a realização da festa  e foi possível o compartilhamento de preocupações, no sentido de efetivar e tornar cada vez mais presente a fiscalização do Ministério Público. Então, hoje foram apresentadas algumas sugestões que serão agregadas pela organização do evento, pela Prefeitura, e isso é muito importante para a garantia de uma edição tranquila. É um diálogo que demonstra toda a preocupação pertinente e o MP não poderia se furtar de dar a sua contribuição para a boa realização deste evento", pontuou.

Idealizador da festa, o vereador Fabiano Oliveira acrescentou que a reunião "demonstra o compromisso, responsabilidade, planejamento e, acima de tudo, o respeito entre os poderes". "Como parlamentar e realizador do Pré-Caju, tenho o compromisso de mostrar para a sociedade que há um compromisso ético e social com a organização, então só tenho a agradecer a disponibilidade do prefeito Edvaldo, em conduzir essa reunião. Desde que retomamos a festa, no ano passado, temos essa preocupação de fazer uma visita a esse órgão competente, que tem a nossa admiração e respeito, composto por homens e mulheres que têm responsabilidade em gerir as decisões e os cumprimentos de deveres de cada cidadão. Então, saio daqui muito feliz, realizado e pronto para fazer mais uma edição do Pré-Caju com muita responsabilidade e tranquilidade", frisou.

Acompanharam a audiência o subprocurador-geral de Justiça, Ernesto Anízio Azevedo Melo; o assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça, Elias Pinho; as promotoras de Justiça Talita Cunegundes (diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência), Lilian Carvalho (Infância e Adolescência) e Ana Paula Machado (Meio Ambiente); além dos promotores de Justiça Fausto Valois (coordenador de Promoção Étnico-Racial), Eduardo Matos (Meio Ambiente) e Deijaniro Jonas (diretor do Centro de Apoio Operacional da Segurança Pública).