Outubro Rosa: oferta de exames preventivos nos shoppings segue até esta terça, 31

Saúde
30/10/2023 17h14

Sendo uma das estratégias adotadas pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para ampliar a oferta de exames preventivos em alusão ao Outubro Rosa, o atendimento a mulheres e pessoas trans nos três shoppings da capital (Riomar, Jardins e Aracaju Parque Shopping) segue até esta terça-feira, 31, das 10h às 18h. O foco da iniciativa é rastrear doenças precocemente, encaminhando o público participante para o tratamento.

Estão sendo ofertados exames clínicos das mamas, citopatológico de colo do útero, testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatites B e C, além de verificação de pressão arterial e glicemia capilar. Para quem ainda não compareceu, basta ir a um dos Centros de compras, portando RG, CPF, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacina. 

“Durante todo o mês de outubro, a Saúde de Aracaju desenvolveu diversas ações de promoção à saúde, com objetivo de ampliar o acesso a serviços e a conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. A prevenção é o caminho mais eficiente para o diagnóstico precoce e a cura, daí a importância da descentralização da oferta de serviços em saúde, pois ainda há muitas pessoas que acabam descuidando da prevenção”, reforça a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

A gestora da pasta destaca ainda que “o diagnóstico precoce gera a possibilidade de cura, através de um tratamento também precoce. Por essa razão, nos casos em que os profissionais verificarem a necessidade de investigação, as pessoas atendidas nos shoppings terão o encaminhamento para mamografia, ultrassonografia das mamas e ultrassonografia transvaginal”.. 

A coordenadora do programa Saúde da Mulher, Léa Matos, reforça que, além dessas iniciativas, a oferta dos serviços ocorre durante o ano inteiro nas Unidades de Saúde da Família (USFs). 

“Foram momentos de intensificação do cuidado e principalmente da prevenção. As ações nos shoppings chegarão ao fim, mas é importante frisar a todas as pessoas que podem buscar sua unidade, façam o autoexame e cuidem-se, pois o diagnóstico precoce pode ser primordial no tratamento da doença”, pontua Léa.