Guarda Municipal participa de operação de combate a descaminho, contrabando e tráfico de drogas junto à Receita Federal

Guarda Municipal
31/10/2023 14h02

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio de seu Grupamento de Operações com Cães (GOC), somou-se à Receita Federal, na manhã dessa terça-feira, 31, na realização de ações rotineiras de vigilância e repressão aos crimes de descaminho, contrabando e tráfico de drogas na capital e região metropolitana. A operação se deu em barcos e navios ancorados no entreposto de pesca no Centro de Aracaju e no porto de Sergipe, no município de Barra dos Coqueiros.

De acordo com o comandante-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, os cães da corporação têm contribuído muito com os mais variados órgãos que atuam na capital, a exemplo da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e da própria Receita Federal que, nesta operação, foi supervisionada pelo Auditor Fiscal Delegado da Receita Federal, Edson Fiel e coordenada pelo Auditor Fiscal da Receita Federal, Gonçalves Neto.

“Temos participado de diversas operações conjuntas de combate aos mais variados tipos de crimes, especialmente no combate ao tráfico de drogas. Nossos cães são treinados seguindo as mais modernas técnicas de adestramento para a detecção de drogas, armas e outros ilícitos e nossos guardiões que atuam no GOC, estão sempre dispostos a atuar para fortalecer a segurança pública na capital, contribuindo para que a nossa cidade seja cada vez mais tranquila para nosso povo”, enfatiza.

Esta foi a segunda ação realizada entre as duas instituições e na visão do auditor fiscal, Gonçalves Neto, é de fundamental importância, tendo em vista que a união de esforços entre a GMA e a Receita Federal garante maior eficiência nos resultados das operações e gera também uma maior visibilidade para a população.

“Dentre as várias missões constitucionais que a Receita Federal possui, uma delas é o combate ao crime de contrabando, descaminho e também ao tráfico de drogas. A competência constitucional da Receita Federal, aliada à atuação da Guarda Municipal, dá uma maior assertividade aos nossos resultados”, afirma.

A operação consistiu no monitoramento de alvos que faziam o procedimento operacional de carregamento de mercadorias e contou com o auxílio dos cães de faro. Foram verificados barcos de pesca no entreposto da capital, caminhões que transportavam produtos saindo ou chegando do porto de Sergipe e um navio russo que trazia fertilizantes para o estado.