Prefeitura reforça que vacina contra covid será incluída no Programa Nacional de Imunizações

Saúde
01/11/2023 16h50

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça que, a partir de 2024, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS), a vacina contra a covid-19 passará a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e estará no Calendário Nacional de Vacinação. Até então, a vacina possui um calendário próprio.

A partir do próximo ano o imunizante será recomendo anualmente para crianças, com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença como idosos; imunocomprometidos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com comorbidades; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas em instituições de longa permanência e trabalhadores; pessoas com deficiência permanente; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; funcionários do sistema de privação de liberdade; e pessoas em situação de rua

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taise Cavalcante, o Ministério ainda não lançou Nota Técnica explicando como será a vacinação. “Ainda não sabemos se será uma vacinação na rotina ou na forma de campanha vacinal. A certeza é que a vacina contra covid-19 fará parte do calendário nacional de 2024 e esta notícia é muito importante, pois sabemos que a covid é uma doença imunoprevenível, ou seja, ela poder ter sua prevenção das formas mais graves, através do processo de imunização”, explica.

A diretora ressalta ainda que foi um momento muito desafiador com a pandemia, mas graças à vacina, foi possível, aos poucos, voltar à normalidade com grande parcela da população vacinada. O Programa de Imunização é referência no mundo, por isso a população precisa entender a importância de manter o cartão de vacina atualizado.

“Em Aracaju, até o momento, 604.603 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, e outras 560.073, a segunda dose. No entanto, o alerta sobre a necessidade de completar o esquema vacinal permanece válido. Ainda sentimos alguma resistência daqueles que têm dúvidas sobre a eficácia dos imunizantes e nós, enquanto Saúde de Aracaju, nos colocamos à disposição para esclarecimentos e dessa forma continuar vacinando e protegendo a sociedade”, ressalta Taise.

Programa Nacional de Imunizações e estratégias
Segundo a coordenadora de Imunização e Rede de Frio da SMS, Larissa Ribeiro, no Calendário Nacional de Vacinação do PNI são disponibilizadas 19 vacinas de rotina, cuja aplicação é iniciada ainda nos primeiros dias de nascimento e segue ao longo da vida, contemplando crianças, adolescentes, adultos e idosos. Muitas doenças foram erradicadas a partir da imunização em massa, a exemplo do sarampo, caxumba e rubéola, e outras foram controladas, como é o caso da poliomielite, que causa a paralisia infantil.

“Muitas são as estratégias para incentivar a cultura de vacinação na população. Orientamos sobre a importância das vacinas que, além de disponibilizadas nas 45 Unidades da capital, também são ofertadas em eventos de grande público, instituições públicas, shoppings, unidades de ensino e outras ações. Reforçamos à população que busque essa proteção. Os imunizantes estão disponíveis durante o ano inteiro nas unidades, além dos períodos de campanha. A população deve continuar com a adesão da imunização, que é extremamente importante e precisamos continua lembrando que vacinas salvam vidas", reforça Larissa.