Pré-Caju 2023 acontece na Orla da Atalaia com apoio da Prefeitura de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
04/11/2023 07h00

Foi dada a largada para a maior prévia carnavalesca do país: o Pré Caju 2023. O evento, que reúne artistas de renome nacional, como Bell Marques, Ivete Sangalo, Xanddy Harmonia, Claudia Leitte, Saulo, Léo Santana e Pedro Sampaio, recebe apoio integral da Prefeitura de Aracaju, garantindo estrutura e logística adequada para a curtição dos foliões, em uma parceria que fomenta o turismo e consequentemente o desenvolvimento econômico da capital.  

A programação do evento inicia nesta sexta-feira, 3, com shows no Camarote Aju. No sábado, 4, e domingo, 5, a avenida Santos Dumont, na Orla de Atalaia, se encherá de alegria, cores e enfeites, com a passagem dos trios elétricos arrastando multidões. Durante toda a festa, a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), fará a organização do comércio ambulante no circuito, bem como a manutenção e limpeza das áreas públicas no entorno e ao longo da extensão do local.

As ações que ocorrem antes, durante e após o evento serão efetuadas através das diretorias de Operações (Dirop), Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), Orlas e Parques (Diropa), além do suporte da Diretoria Administrativa e Financeira (Diraf). Ao todo serão 81 equipes distribuídas nos três dias de festa para o trabalho de recolhimento de resíduos, sendo 44 agentes na sexta, 253 no sábado, 374 no domingo, e outros 220 na segunda-feira, 6.

Para promover o descarte correto e obter mais celeridade ao recolhimento dos resíduos, serão disponibilizadas outras estruturas e maquinários. A expectativa é recolher mais de 26 toneladas de resíduos durante os três dias de evento.
 
Durante o evento, equipes da Direpa farão a fiscalização do ordenamento do comércio nos pontos de venda autorizados. Na ocasião, será observada a venda de bebidas em recipientes de vidro. Além disso, ficará a cargo também da respectiva diretoria a instalação de 325 banheiros químicos em toda a extensão do percurso do Pré-Caju. Já as equipes da Diropa farão o monitoramento de peças e monumentos instalados na Orla, com apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE).

Segurança
A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realiza a coordenação de montagem dos postos de comando e estruturas de apoio, reforçando a segurança. Este trabalho vem sendo realizado de forma planejada, a partir do alinhamento com os demais órgãos da Prefeitura, Governo do Estado e organização da festa. Ao todo, quatro postos de comando estarão dispostos ao longo do circuito, na Orla da Atalaia.
 
Por meio da Defesa Civil, a Semdec realiza uma avaliação abrangente da segurança estrutural dos elementos essenciais do evento, incluindo palcos, camarotes e pórticos. Essa avaliação começa com a coleta antecipada de toda a documentação, projetos e Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) relacionadas à montagem e desmontagem. Esses documentos são devidamente assinados por profissionais qualificados que assumem a responsabilidade pelas estruturas.
 
Além da análise documental, a Semdec também supervisiona atentamente o processo de montagem, assegurando que todos os aspectos do projeto sejam rigorosamente seguidos. Qualquer necessidade de ajuste é identificada e tratada antecipadamente, com o objetivo de mitigar quaisquer riscos potenciais. Esse monitoramento não se limita apenas à fase de montagem, pois continua durante todo o evento, garantindo que os padrões de segurança sejam mantidos ao longo da programação.
 
Guarda Municipal
Ao todo, nos três dias do evento, a Guarda Municipal de Aracaju atuará com 200 guardiões, distribuídos em pontos estratégicos para reforço da operação Terminal Seguro, proteção de monumentos e apoio às equipes que atuarão na festa. O operacional da corporação contará com a base móvel de videomonitoramento, a ser instalada em frente ao Terminal de Integração da Atalaia, assim como viaturas e motopatrulhamento nos arredores da festa, para suporte rápido.

Saúde
O Pré-caju também contará com atuação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Posto Médico, que contará com 10 leitos, sendo dois de estabilização, seis poltronas para medicação rápida, 30 profissionais atuando por dia, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, suporte do Samu; das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, que farão a distribuição de preservativos e orientação sobre Prevenção Combinada, contando com sete profissionais por dia, e da Vigilância Sanitária, que fará a fiscalização e promoção de segurança dos alimentos e bebidas que serão ofertados durante o evento. Profissionais itinerantes orientam e fiscalizam estabelecimentos e ambulantes. Serão disponibilizados 12 profissionais.
 
Assistência Social
A Secretaria Municipal da Assistência Social estará presente em mais uma edição do Pré-Caju, atuando pela garantia de direitos dos mais vulneráveis. Serão cerca de 30 profissionais atuando nos dias 4 e 5 de novembro, entre equipes de apoio no Camarote da Acessibilidade, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Serviço Especializado em Abordagem Social e Conselho Tutelar.
 
O Camarote da Acessibilidade, que este ano ganha um novo local, sendo instalado próximo aos arcos da Orla de Atalaia, promove um melhor acesso e visibilidade para aqueles que vão curtir a maior prévia carnavalesca do país. Terá capacidade para 80 pessoas por dia, entre 40 pessoas com deficiência e 40 acompanhantes.
 
A área exclusiva, adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contará com rampa de acesso, dois banheiros exclusivos, piso tátil de alerta e cadeiras.
 
Para acessar, basta se dirigir ao espaço e apresentar documento que comprove a deficiência. O espaço contará com o apoio de técnicos da Assistência Social e de conselheiros do CMDPcD.

Garantia de direitos
O Serviço Especializado em Abordagem Social contará com assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e assistentes administrativos das Proteções Sociais Básica (PSB) e Especial (PSE), que atuarão em toda extensão do Pré-Caju e em um Stand, realizando a identificação de possíveis violações de direitos e encaminhamentos para a rede de proteção. Em eventos como o Pré-Caju, a maior incidência de violações a serem registradas é a de exploração do trabalho infantil.
 
Para garantir uma maior proteção às crianças e adolescentes presentes no ambiente da festa, a Assistência Social contará ainda com seis conselheiros tutelares por dia, atuando em conjunto ao Juizado da Infância e da Adolescência do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
 
Trânsito
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também estará presente no evento, garantindo a mobilidade. Por dia, serão escalados 46 agentes de trânsito para atuar na região do evento, utilizando motocicletas e viaturas. No primeiro dia da folia, a avenida Santos Dumont, nos dois sentidos da via, no trecho entre o retorno próximo ao Kartódromo até o retorno do Oceanário, região onde se concentrará o evento na sexta, ficará bloqueada das 17h às 4h, do sábado, 4.
 
Após as 17h, os veículos que transitarem pela avenida Santos Dumont, sentido praias/Centro, serão desviados para o retorno próximo ao Kartódromo. Já os condutores que circularem pela Orla, no sentido Centro/praias, serão desviados pela rua Dr. Yolando Vieira de Melo.
 
No sábado, a avenida Santos Dumont, sentido praias/Centro, será totalmente bloqueada a partir das 6h, e só será reaberta na segunda-feira, 6, às 5h. A medida é necessária para que seja feito o posicionamento dos trios elétricos e para que não haja veículos estacionados ao longo do percurso do evento.
 
Já no sentido Centro/praias, a avenida será interditada às 9h, e liberada no domingo, às 5h. Fica proibido o estacionamento de veículos ao longo da via, inclusive em frente aos hotéis. As ruas perpendiculares que dão acesso à Orla também serão bloqueadas às 9h.
 
Da mesma forma, no domingo, 5, o bloqueio no sentido Centro/praias será de 9h às 5h da segunda-feira, dia 6. Tanto no sábado como no domingo, agentes da SMTT estarão fazendo uma varredura na avenida, solicitando aos condutores a retirada dos veículos que estiverem estacionados, inclusive, em frente aos hotéis.
 
Outros bloqueios
O trânsito na avenida Rotary, próximo ao Terminal da Atalaia, será bloqueado no sábado, a partir das 9h. Os condutores que transitam pela avenida Beira Mar não poderão acessar à avenida Rotary, podendo seguir pela rua Arício Guimarães Fortes, ou utilizar a rotatória e acessar a avenida Desembargador José Antônio de Andrade Goes.
 
Os veículos que estiverem na Atalaia, nas ruas Jornalista Paulo Costa e Niceu Dantas, poderão convergir à esquerda na avenida Rotary para acessar à Beira Mar, ou cruzar a avenida e seguir pelas ruas Aloísio Campos e Cel. José F. de Albuquerque.
 
Também haverá dois pontos de bloqueios no bairro Coroa do Meio, a partir das 9h. Um acontece no cruzamento da avenida Mário Jorge com a rua Urbano Neto, e o outro no cruzamento das ruas Delmiro Golveia e Urbano Neto. Os condutores que estiverem na avenida não poderão convergir à esquerda na rua Urbano Neto, e terão que seguir em frente pela avenida Mário Jorge para ter acesso as ruas paralelas à Orla.
 
Táxis
Para garantir a mobilidade dos que não utilizarão veículos próprios, a SMTT de Aracaju disponibilizará pontos de táxis bandeiras. Três pontos serão montados na festa: um ficará no início do percurso, na avenida Rotary com a rua Niceu Dantas, próximo ao posto de combustível; o segundo ponto de táxi ficará no meio do percurso, na rua Dr. Fernando Sampaio, no fundo do Hotel Celi; e o terceiro ponto ficará na Rua Waldemar Silva Carvalho, próximo a Pousada Águas Douradas.
 
Transporte público
A SMTT de Aracaju organizou também uma operação do transporte público para facilitar ainda mais a volta para a casa de quem vai ao Pré-Caju. Nos três dias de festa, o Terminal Atalaia funcionará normalmente até meia-noite, retornando à operação às 4h.