Pré-Caju 2023: Assistência Social e Conselho Municipal realizam vistoria no Camarote da Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
03/11/2023 12h40

Para conferir a estrutura e garantir que o espaço ofertará segurança e comodidade para pessoas com deficiência que participarem do Pré-Caju 2023, a Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Assistência Social e da Defesa Social e Cidadania (Semdec), junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) e Defesa Civil Municipal, promoveram na manhã desta sexta-feira, 3, a vistoria do Camarote da Acessibilidade.

O espaço é adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem capacidade para 80 pessoas por dia, entre 40 pessoas com deficiência e 40 acompanhantes.

“Como em todos os eventos, realizamos mais uma vistoria no Camarote da Acessibilidade, verificando os detalhes que precisam ser adaptados, bem como conferindo, com a presença de uma pessoa cadeirante, a inclinação da rampa, se o piso está adequado para circulação da cadeira, para que possamos neste final de semana estar ofertando um espaço seguro, que garanta conforto e comodidade para as pessoas com deficiência que venham curtir o Pré-Caju”, destaca a secretária da Assistência Social, Simone Santana Passos.

O Camarote da Acessibilidade esse ano ganhou um novo local e está instalado na avenida Santos Dumont, ao lado dos arcos da Orla da Atalaia, podendo ser acessado também pela avenida Rotary. A área conta com rampa de acesso, dois banheiros exclusivos, cadeiras e abafadores de ouvido para pessoas autistas ou com sensibilidade auditiva.

“Percorremos todo o perímetro da Orla e verificamos que esse é o local mais adequado, com faixas de pedestre, rampas de acessibilidade, próximo ao terminal de ônibus, onde as pessoas podem desembarcar e ter um trajeto mais reduzido, logo no início do circuito, onde o artista está com todo gás, próximo aos arcos da Orla, o melhor ponto de acesso, a maior facilidade para que as pessoas com deficiência acessem o camarote. Isso tudo para proporcionar o maior conforto e uma maior segurança também, com a presença de dois guardas municipais por dia para fazer a segurança. As pessoas terão o maior conforto e acessibilidade como todos os outros que estarão frequentando o Pré-Caju 2023”, garante o secretário da Defesa Social e Cidadania, tenente coronel Silvio Prado.

A presidente interina do CMDPcD, Natália Vasconcelos, ressalta que com a mudança do local de instalação do camarote, as pessoas com deficiência conseguirão acessar o espaço com mais facilidade.

“Esse ano a gente conseguiu mudar a localização do camarote, ano passado tivemos alguns aprendizados, esse ano a gente conseguiu melhorar em diversos aspectos, conseguimos trazer pra perto dos arcos da Orla, que é a localização mais privilegiada do espaço da festa. Conseguimos melhorar o acesso aos ônibus, porque aqui está próximo do Terminal, facilitando a chegada das pessoas. Esse ano o camarote está lindíssimo, super colorido, chamando muita atenção para todos os blocos que passarem, verem e envolver da melhor forma possível as pessoas com deficiência na festa, porque a ideia é que todos se juntem, se divirtam e aproveitem ao máximo”, diz a presidente.

O conselheiro do CMDPcD e representante da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Hugo Alesse Déda, acompanhou a vistoria e destaca que o principal objetivo é garantir que o espaço atenda as recomendações das leis de acessibilidade.

“A gente procura atender as leis de inclusão, porque se tratando de uma festa como o Pré-Caju, uma festa que recebe diversos públicos e a gente não pode, por lei, deixar de fornecer uma estrutura acessível para as pessoas com deficiência. A Emurb tem esse papel de fiscalizar se os espaços estão de acordo com as normas de acessibilidade para receber o público com deficiência. Existem alguns pontos que a gente vai ter que rever para atender ao máximo possível as normas técnicas de acessibilidade e a gente está aqui para verificar rampa de acesso, os banheiros se são acessíveis, se vai fornecer uma visão mais acessível para as pessoas com deficiência, para ver se a estrutura não coloca em risco as pessoas com deficiência”, afirma o conselheiro.

Para acessar
Para acessar o Camarote, basta se dirigir ao espaço e apresentar documento que comprove a deficiência ou mobilidade reduzida. A área exclusiva contará ainda com o apoio de técnicos da Assistência Social e de conselheiros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD).