Pré-Caju 2023: Prefeitura realiza últimos ajustes de limpeza e organização para abertura do evento

Serviços Urbanos
03/11/2023 15h14

Na Orla da Atalaia, o clima já é de ajustes finais por parte da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para o início do Pré-Caju 2023, que começa nesta sexta-feira, 3, e vai até o próximo domingo, 5, com o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju. Nas horas que antecedem a abertura do evento, as equipes mantêm-se atentas aos repasses de limpeza, tal como aos trabalhos de orientação dos ambulantes e comerciantes fixos da orla.

No que diz respeito à limpeza, a tarefa de recolhimento de resíduos e de retirada da vegetação em áreas entre o calçadão e a faixa de areia avança e já contempla quase todo o circuito da festa. Ao longo do dia, outras equipes garantirão os repasses ao longo da avenida, o que abrange também as vias paralelas que servirão de acesso ao público. Conforme cronograma, cerca de 50 trabalhadores estarão envolvidos nas tarefas, nos três turnos.

A disposição de equipamentos para o descarte apropriado também segue em execução. Na extensão do canteiro central da avenida Santos Dumont e também em áreas do calçadão, a Emsurb distribuirá 200 contentores, agrupados em ilhas; quatro caixas coletoras com capacidade para 5 e 30m³, além de Pontos de Entrega Voluntária exclusivos para o depósito de recicláveis, em regiões próximas ao início e fim do circuito, assim como dos lagos.

“O esquema de limpeza para os próximos dias está alinhado e pronto para ser colocado em prática. Serão mais de 250 garis e margaridas atuando no sábado, distribuídos em todos os turnos, desde às 6h até às 17h, acompanhando o último trio. Também haverá equipes trabalhando ao longo da madrugada. Já no domingo, este quantitativo é ampliado para 374 agentes, passando por todos os horários. Na segunda, a partir das 6h, a gente faz um grande mutirão para finalizar os trabalhos e assegurar que toda a orla esteja limpa e higienizada”, detalha o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Para facilitar a logística de execução dos serviços, a empresa municipal vai dispor ainda de maquinários que contribuirão para ampliar a limpeza e a conservação dos espaços públicos da orla e da avenida. Para deixar mais rápido o processo de recolhimento e acondicionamento do lixo, serão usados retroescavadeira, pá carregadeira, máquina saneadora de praia, além de compactadores. Paralelamente, caminhões-pipa auxiliarão na lavagem do percurso, calçadão e banheiros químicos.

Organização
Para assegurar tranquilidade e organização durante os três dias do Pré-Caju 2023, outro planejamento da Emsurb que já está devidamente alinhado diz respeito aos trabalhos de fiscalização, abarcando duas frentes diferentes.

A primeira envolve os estabelecimentos comerciais fixos da Orla da Atalaia. No decorrer desta sexta-feira, 3, equipes da Diretoria de Orlas e Parques estão vistoriando e orientando os permissionários quanto ao distanciamento correto de mesas, cadeiras, grades de proteção e demais estruturas físicas, as quais deverão ser postas de forma a não atrapalhar a movimentação do público, especialmente de Pessoas com Deficiência. Segundo a diretoria, o trabalho estende-se também aos restaurantes e hotéis situados na extensão da avenida Santos Dumont.

A preservação de equipamentos turísticos e de lazer também está integrada à lista de ações preventivas da empresa municipal. Por toda a orla, a Emsurb concluiu o isolamento de áreas como a Passarela do Caranguejo, Monumento aos Formadores da Nacionalidade e Mundo Maravilhoso da Criança, utilizando disciplinadores e barricadas de contenção. Para o monitoramento destas e de outras peças e espaços, a empresa municipal contará com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju e da Polícia Militar.  

“A segunda frente contempla o comércio ambulante, que receberá uma atenção especial das equipes da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento, auxiliando no ordenamento de todos os vendedores sorteados. A venda de bebidas de marcas diferentes do patrocinador, bem como a comercialização de itens em recipientes de vidro, o que está proibido, conforme as regras do edital, serão alguns dos pontos a serem observados pelos fiscais. Além disso, houve a oferta de 325 módulos de banheiros químicos, postos em toda a extensão do percurso do Pré-Caju, para gerar maior comodidade aos foliões”, conclui Bruno.