Pré-Caju 2023: Defesa Social verifica estruturas para início das ações de apoio ao evento

Defesa Social e Cidadania
03/11/2023 15h45

Nesta sexta-feira,3, as equipes da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) trabalham nos últimos ajustes para início das ações de apoio ao Pré-Caju 2023. São verificadas as estruturas dos postos de comando, camarotes e demais medidas de segurança a serem empregadas para garantir tranquilidade à festa.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Ten Cel Silvio Prado, ressalta que o trabalho é realizado com base no planejamento antecipado, com alinhamento entre os órgãos municipais e estaduais. As ações de segurança envolvem a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, além da Defesa Civil, que mantém atenção à segurança estrutural.

"O esquema de segurança, além de contar com grande efetivo também será incrementado pelo uso estratégico de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, que irão favorecer uma atuação rápida e precisa diante de situações de anormalidade ou mesmo para identificar pessoas que estejam em desconformidade com a lei. As câmeras estão instaladas tanto nas áreas externas de acesso ao evento, quanto na área interna, além do monitoramento que será empregado no terminal de integração da Atalaia, com a base móvel de videomonitoramento da GMA", frisou o secretário.

Quatro postos de comando foram montados ao logo da avenida Santos Dumont. Nesses locais estarão instaladas bases de apoio para as equipes e serviços que serão executados durante a festa. "Com a central de monitoramento, caso sejam identificadas intercorrências, a equipe mais próxima será acionada para atendimento", destacou Prado.

No que se refere à segurança estrutural, as ações ocorrem há mais de 40 dias. "Hoje realizamos a nossa 12ª vistoria ao evento. Esse processo teve início com o recebimento do projeto e documentação necessária à montagem das estruturas, como as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e teste de carga, assinadas pelos engenheiros responsáveis. Fazemos o acompanhamento para verificar se a execução ocorre conforme o projeto apresentado, assim como apontamos ajustes, sempre que necessário", indicou o Ten Cel Silvio Prado.

O secretário frisa que não estão autorizadas montagens de estruturas que impliquem ampliação de capacidade de público em bares, restaurantes, hotéis ou outros espaços. "Para esse tipo de intervenção os projetos devem ser encaminhados à Defesa Civil com antecedência, para a devida análise e liberação. Esses locais estão autorizados a montar estruturas de palco para apresentações artísticas, porém devem funcionar com a mesma capacidade de público já existente no estabelecimento", explicou.

Para aproveitar a festa com tranquilidade, o secretário indica que o público não leve objetos de valor. "Leve apenas o essencial, como documento de identificação e o que for utilizar durante a festa. Evite sair com objetos de valor", alertou.