Prefeitura realiza programação alusiva ao novembro azul na Casa de Passagem Freitas Brandão

Assistência Social e Cidadania
03/11/2023 17h51

A Prefeitura de Aracaju através da Casa de Passagem Municipal Freitas Brandão, equipamento da Alta Complexidade da Proteção Social Especial (PSE), gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou nesta sexta-feira, 3, atividades de aferição de pressão arterial e palestra educativa ministradas por alunos do curso de psicologia e enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), sobre autocuidado com assistidos pela casa de passagem. As atividades fazem parte da programação do Novembro Azul, mês que visa o fortalecimento e cuidado para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

A Casa de Passagem atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e dispõe de 70 vagas para acolhimento, seja para homens ou mulheres. Na unidade, são disponibilizados produtos de higiene e limpeza como sabonetes, creme dental e escovas de dente, toalhas, lençóis, cobertores, além de colchões, assim como orientações, encaminhamentos e acompanhamentos para os cuidados em saúde, encaminhamentos para confecção de documentos de identificação, além de cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e lanche.

A coordenadora da Casa de Passagem, Kelly Teles, explica que durante o ano já são realizadas ações de cuidados à saúde, mas que no mês de novembro é feita uma programação que visa o fortalecimento dos cuidados com a saúde masculina, já que grande parte dos acolhidos na casa de passagem são homens.

"Nós já realizamos mais de 1.050 atendimentos e encaminhamentos para consultas, exames de rotina, cirurgia ,caso seja necessário, e no mês de novembro nós fortalecemos essa política de atenção à saúde, não só o câncer de próstata  que é o foco da campanha do novembro azul, mas todos tipo de saúde, seja física, psicológica, envolvendo o homem. Teremos uma programação por todo mês, sobre saúde, bem estar e também de cidadania, com emissão de documentos, recadastramento no INSS, sobre processo de benefícios que estão parados, então a gente pensou na cidadania e na saúde para desenvolver esses projetos dentro do mês de novembro", conta Kelly.

A professora de experiências extensionistas da Unit, Aline Barreto Hora, conta que a ação é essencial para os alunos quanto para os acolhidos, pois os alunos podem desenvolver atividades relacionadas à futura profissão e ajudar os acolhidos com o que é ensinado na universidade. "É importante essas ações em qualquer âmbito, principalmente com pessoas em situação de vulnerabilidade social, porque a informação pode mudar os contextos e o cenário do que acontece. É algo essencial para prevenir, os alunos fazem parte do projeto intitulado, fiscais da PA, onde os alunos vão aferir a pressão arterial, falar sobre hipertensão, então é muito importante no sentido de prevenir doenças crônicas e os alunos podem desenvolver o conteúdo na sala de aula",  disse.

Há um mês acolhida na casa de passagem, Cristina Ferreira dos Santos, 53, afirma que diante da situação em que chegou na casa de acolhimento, receber orientações e cuidados com a saúde e ser tratada com dignidade é um prêmio. "Uma oportunidade como essa em que somos tratados com dignidade e  respeito, é uma felicidade imensa para todos nós, vir pessoas capacitadas, entendidas do assunto e que tem um conhecimento sobre saúde, nos orientar sobre os cuidados, é muito bom. Um tratamento digno pode fazer diferença para que a gente consiga superar a situação que vivemos e aqui com muita festa, muita alegria, muita gentileza e respeito, com certeza irá trazer muitas melhorias na nossa saúde", coancluiu.