Pré-Caju 2023: Emsurb recolhe mais de 10 toneladas de resíduos nos dois primeiros dias de festa

Serviços Urbanos
05/11/2023 13h50

Passada a primeira noite do desfile de blocos com shows do Pré-Caju, é chegada a hora do bloco da limpeza, integrado pelos agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), entrar em cena para deixar a área do circuito, na avenida Santos Dumont, em ordem. Neste sentido, o esquema especial que ocorre também em ruas e avenidas que dão acesso à festividade e abrange ainda a faixa de areia, já resultou, até o momento, no recolhimento de 10,1 toneladas de resíduos.  

Para esta operação na manhã de domingo foram designados cerca de 170 agentes, além de caminhões compactadores, caixas estacionárias, 200 contentores de lixo, caminhões-pipa e o suporte de caçambas, máquinas carregadeira e retroescavadeira, além da saneadora de praia, de modo que os rejeitos, em sua maioria copos descartáveis, garrafas plásticas, papéis e pequenas embalagens, tivessem o acondicionamento e a devida destinação.
 
“Para o Pré-Caju, assim como em grandes festividades as quais contam com o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju, o nosso planejamento operacional é diferenciado de modo a assegurar espaços públicos em condições de uso pela população e turistas em um menor tempo, sem deixar de lado a assistência na limpeza urbana em outras áreas do município. Assim, os trabalhos iniciaram ainda na noite do sábado, logo após a passagem do último trio, e neste domingo foram retomados a partir das 6h com o repasse em toda a região”, detalhou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
 
Já ao longo do dia, conforme informou Bruno, as atividades serão efetuadas por um contingente de 230 profissionais escalonados em turnos diferentes.
 
Entre estes profissionais está o agente Jorge Lucas dos Santos que deu um show na avenida no quesito profissionalismo. Desde as 4h da manhã na ativa, tempo que levou entre os preparativos em casa até a chegada na empresa terceirizada, às 5h30, ele se mostrou empenhado no trabalho, mesmo após a noite anterior, quando acompanhou um pouco da festa ao lado de amigos e familiares.
 
“Ontem trabalhei e a noite ainda consegui disposição para curtir os shows de Ivete Sangalo, Léo Santana e o arrocha de Luanzinho com tranquilidade, pois sabia que hoje teria que estar bem no trabalho. Quem gosta de festa sempre dá um jeitinho de aliar as duas coisas, mas, claro, com responsabilidade e atenção, fazendo o certo para deixar a cidade limpa”, comentou animado.
 
A dedicação das equipes também foi reconhecida por aqueles que não foram aproveitar a festa, mas optaram por desfrutar dos espaços da Orla nas primeiras horas da manhã de hoje, como o casal Ana Virgínia e José Santana. A aposentada conta que ficou impressionada com a agilidade e eficiência dos agentes de limpeza.
 
“Aproveitamos para apreciar a beleza da Orla logo cedo enquanto não tem muita gente. Ao chegar achei incrível a quantidade de profissionais trabalhando muitíssimo para deixar tudo organizado. A Prefeitura está de parabéns. Fiquei tão orgulhosa de observar toda essa movimentação em prol da cidade onde moro que aproveitei e fiz um vídeo para enviar aos meus amigos que moram em São Paulo e familiares que estão na Alemanha e nos Estados Unidos”, ressaltou a aposentada.

Operação
As ações que ocorrem antes, durante e após o Pré-Caju 2023 são efetuadas através das diretorias de Operações (Dirop), Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), Orlas e Parques (Diropa), além do suporte da Diretoria Administrativa e Financeira (Diraf). Ao todo, a Emsurb disponibiliza 81 equipes distribuídas nos três dias de festa para o trabalho de recolhimento de resíduos.

Para promover o descarte correto e obter mais celeridade ao recolhimento dos resíduos, foram disponibilizadas estruturas e maquinários. A expectativa é recolher mais de 26 toneladas de resíduos durante os três dias de prévia carnavalesca.
 
Durante o evento, equipes da Direpa fiscalizam o ordenamento do comércio nos pontos de venda autorizados. Na ocasião, é observada a venda de bebidas em recipientes de vidro. Já as equipes da Diropa atuam no monitoramento de peças e monumentos instalados na Orla, com apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE).