Pré-Caju 2023: atuação proativa e preventiva da Guarda Municipal contribui para a segurança da festa

Guarda Municipal
05/11/2023 23h03

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), fechou de forma positiva sua atuação no Pré-Caju 2023, realizado entre os dias 3 e 5 de novembro na Orla da Atalaia.

Com um efetivo aproximado de 200 guardiões empregados no período dos festejos, coube à GMA o reforço do policiamento preventivo nos seis terminais de integração da capital, com ênfase no terminal da Atalaia, que recebeu um fluxo massivo de usuários, inclusive nas madrugadas.

Rondas preventivas atuaram de forma fixa no terminal, bem como nas vias de acesso à avenida Santos Dumont, que em sua extensão, foi palco do evento. O comandante-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, descreve a atuação da corporação e o papel da corporação para tornar a festa mais segura.

“Coube à Guarda Municipal, assim como em anos anteriores, cuidar para que o serviço de transporte público pudesse funcionar de forma segura, dessa forma, montamos uma operação que garantisse o acesso seguro dos usuários, tanto na sua chegada, quanto na saída, no embarque e desembarque no terminal de integração da Atalaia, assim como nos demais”, afirma.

A unidade móvel de videomonitoramento, dotada de câmeras com identificação facial e linkada ao banco de dados da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP) permaneceu na rotatória de acesso ao terminal na Avenida Governador Paulo Barreto de Menezes com a Avenida Rotary, durante todos os dias do evento.

 “Utilizamos o que há de mais moderno no quesito tecnologia, inclusive com a utilização de câmeras de reconhecimento facial e reconhecimento de placas de veículos com restrição de roubo ou furto (OCR) em nossa unidade móvel de videomonitoramento e viaturas, além de óculos especial de reconhecimento facial, sendo empregados pela primeira vez em eventos dessa natureza para teste”, acrescenta Mendonça.

Para além dessa atuação voltada ao transporte público, a proteção dos monumentos históricos espalhados por toda avenida Santos Dumont também foi realizada com equipes estrategicamente alocadas. Ao todo, foram empregadas 12 viaturas e 10 motocicletas.

“Todo esse aparato tecnológico e maximização da atuação das equipes rendeu resultados positivos como a prisão de pessoas envolvidas em golpes de cartões de crédito, homem acusado de violência contra mulher e a prisão em operação conjunta com a Polícia Civil que desarticulou uma quadrilha que furtava e roubava celulares dentro dos blocos”, detalha o comandante-geral.