Pré-Caju 2023: serviços assegurados pela Prefeitura de Aracaju colaboraram com sucesso do evento

Agência Aracaju de Notícias
06/11/2023 16h12

A maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju, arrastou uma multidão de foliões entre os dias 3 e 5 de novembro, enchendo a avenida Santos Dumont, na Orla de Atalaia, de cores, música de qualidade e alegria em mais uma edição de sucesso. Para que os aracajuanos e turistas aproveitassem a festa com segurança, tranquilidade e conforto, foi fundamental o apoio assegurado pela Prefeitura de Aracaju,  através dos serviços essenciais das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Assistência Social, Defesa Social e da Cidadania (Semdec), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

O cuidado com a saúde de quem saiu de casa para curtir a folia, por exemplo, foi intenso. No local foi montada uma estrutura para atender emergências que contou com dez leitos, sendo dois de estabilização, seis poltronas para medicação rápida e suporte do Serviço Móvel de Urgência (SAMU). Durante os dias da festa, o Posto Médico, montado pela SMS, realizou um total de 115 atendimentos.

"Nosso Posto Médico esteve pronto para atender a população. Nossa equipe foi composta por, aproximadamente, 30 profissionais, preparados para dispor do melhor cuidado a possíveis traumas, mal estar ou casos até mais graves. Além disso, contamos com o apoio do SAMU, Bombeiros e os hospitais municipais de retaguarda", destaca a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

A prevenção, orientação e cuidado sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também ganharam destaque. A SMS distribuiu mais de 10 mil insumos por dia entre camisinhas masculinas, femininas e gel lubrificante.

Assistência social
O Camarote da Acessibilidade, um espaço exclusivo, adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), montado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, ofereceu conforto e comodidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ele atingiu capacidade máxima nos dois dias de evento, chegando a cerca de 200 acessos.

“É muito satisfatório ter esses dois dias de lotação máxima. É um indicador de que o Camarote atende as necessidades das pessoas com deficiência, é inclusivo e a gente fica muito feliz quando ouve elogios por parte das pessoas que estiveram presentes. A procura a cada dia aumenta, porque a credibilidade do Camarote também aumenta", diz a secretária da Assistência Social, Simone Passos.

Já o Serviço Especializado em Abordagem Social registrou a diminuição de violações de direitos na área da festa. Foram registradas 27 notificações de violações de direitos durante os dois dias de evento. As equipes consideram a diminuição de registros, quando comparado a 2022, principalmente no que se refere a situações de exploração do trabalho infantil. Além da Abordagem Social, o Conselho Tutelar atuou no evento pela garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Segurança
Com um efetivo aproximado de 200 guardiões empregados no período dos festejos, coube à Guarda Municipal de Aracaju (GMA), ligada à Semdec, o reforço do policiamento preventivo nos seis terminais de integração da capital, com ênfase no terminal da Atalaia, que recebeu um fluxo massivo de usuários, inclusive nas madrugadas.

Rondas preventivas atuaram de forma fixa no terminal, bem como nas vias de acesso à avenida Santos Dumont, que em sua extensão, foi palco do evento.

A unidade móvel de videomonitoramento, dotada de câmeras com identificação facial e linkada ao banco de dados da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP) permaneceu na rotatória de acesso ao terminal na Avenida Governador Paulo Barreto de Menezes com a Avenida Rotary, durante todos os dias do evento.

“Todo esse aparato tecnológico e maximização da atuação das equipes rendeu resultados positivos como a prisão de pessoas envolvidas em golpes de cartões de crédito, homem acusado de violência contra mulher e a prisão em operação conjunta com a Polícia Civil que desarticulou uma quadrilha que furtava e roubava celulares dentro dos blocos”, detalha o comandante-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Transporte e trânsito
Para além dessa atuação voltada ao transporte público, a proteção dos monumentos históricos espalhados por toda avenida Santos Dumont também foi realizada com equipes estrategicamente alocadas. Ao todo, foram empregadas 12 viaturas e 10 motocicletas.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também teve atuação importante e esteve presente garantindo a mobilidade. Por dia, foram escalados 46 agentes de trânsito para atuar na região do evento, utilizando motocicletas e viaturas.

“Montamos uma a operação de trânsito, com os bloqueios nas principais vias de acesso à Orla da Atalaia, direcionando o fluxo de veículos para as vias locais onde os foliões poderão estacionar os seus veículos e também para fazer o embarque e desembarque de forma segura. Foram pontos estratégicos que foram pensados para garantir a tranquilidade, além de deixar a avenida livre para o desfile dos blocos e garantir a mobilidade das pessoas que estão chegando no evento ou até mesmo aqueles que não irão participar”, aponta o diretor de Trânsito, Thiago Alcântara.
 
No tocante ao transporte público, os "corujões",  ônibus com linhas alternativas que circularam de meia-noite às 4h, ocorreram com tranquilidade, atendendo as demandas dos usuários.

Limpeza
Ainda no esforço de manter as melhores condições possíveis para um festa bem sucedida, a Emsurb promoveu, em todos os dias do evento, a limpeza da área do circuito. Um planejamento especial foi pensado para as ruas e avenidas que davam acesso à festividade e que abrangeu também a faixa de areia. Desta forma, foram recolhidos 25,1 toneladas de resíduos.

“O primeiro bloco se aproximava e logo atrás estava a equipe de limpeza fazendo o repasse para, ao final, já estar com toda a área limpa e preparada para o próximo. Esse esquema chamou atenção, inclusive, dos turistas que passavam e comentavam que a cidade estava limpa. Em uma festa como essa, onde passaram mais 300 mil foliões, esse trabalho, quando passa o bloco já tem a sensação da área limpa, foi fundamental para pessoas curtirem a praia, a Orla da Atalaia,  com a certeza de que os espaços estarão conservados e com a área limpa”, ressalta o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.