Prova Saeb: aplicação foi iniciada na rede municipal de ensino de Aracaju nesta segunda, 6

Educação
06/11/2023 15h35

Na manhã desta segunda-feira, 6, alunos do 2º ano B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria, foram os primeiros da rede municipal de ensino da capital a realizar a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ano de 2023. Além de todo apoio às unidades de ensino ao decorrer do ano letivo, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) também está disponibilizando o suporte necessário para as equipes gestoras e estudantes nestes dias de aplicação dos exames.

As avaliações serão aplicadas até o dia 14 de novembro, entre os turnos da manhã e da tarde, para turmas do 2º, 5º e 9º anos das Emefs da rede. As provas visam diagnosticar o desempenho escolar atual do Brasil, medir o nível de aprendizagem dos alunos e fornecer informações acerca de algumas áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

A Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed) esteve na Emef Papa João Paulo II para recepcionar os alunos e auxiliar a escola. Assessora técnica da Coef, Jamilly Menezes explica que os estudantes passaram por preparação ao longo do ano todo, já que a rede municipal de ensino de Aracaju trabalha o programa Educaju para os alunos dos anos iniciais, buscando fortalecer a alfabetização na capital, e fortalecendo a aprendizagem nos anos finais para o êxito, também no Aprova Brasil.

"Coef e gestores escolares têm andado junto o ano todo, monitorando a aprendizagem e trabalhando nossos próprios sistemas e avaliações. Por exemplo, estamos trabalhando com técnicos da secretaria nos locais de prova, acompanhando, dando um suporte às escolas. Com os alunos, fizemos uma preparação mais próxima, que foram os aulões por turma. Além dos materiais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que já são utilizados nas escolas, temos também ferramentas complementares que são utilizados com os estudantes e aplicamos simulados com questões dessas provas em larga escala", relata a assessora técnica da Coef.

Dada a relevância do momento para a Educação em todo o país, a Semed e as escolas têm trabalhado na conscientização por parte das famílias em relação ao estudante não faltar à sala de aula, principalmente neste período do Saeb. Coordenadora Pedagógica na Emef Papa João Paulo, Sônia Maria Soares conta que a unidade de ensino também intensificou a preparação para a prova nos últimos meses, executando revisões e treinando os alunos para responderem as questões de forma tranquila, segura e eficaz.

"Trabalhamos revisões, com a ajuda do Educaju, com dias de trabalho. Dialogamos com as famílias, até as monitoras dos ônibus escolares pediram a atenção dos responsáveis pelos alunos e, como sempre, as mães estão sendo muito parceiras. Toda a escola está mobilizada para a aplicação da prova Saeb. Está todo mundo ligado, sem exceção. Do porteiro à merendeira, do professor à equipe diretiva. A gente espera que o resultado seja muito bom. Quero a nota de sete para cima porque trabalhamos com esta meta", afirma Sônia Maria.

Professora da turma do 2º ano B, Simone Mangueira diz que, durante a preparação para este dia, intensificou os simulados e o trabalho de interpretação de texto entre seus alunos.

"Conversei bastante com eles para fazê-los adquirir a postura de estudante que será necessária agora e ao longo de suas vidas. Por isso, fizemos bastante simulados, para que eles estejam habituados a responder questões destas grandes provas e saberem se comportar em situações assim. Foquei muito nisso, para que façam as avaliações com tranquilidade, amadureçam e entendam, cada vez mais, o que é ser estudante. Pedi a colaboração dos pais, mandei as revisões respondidas por seus filhos e admiro muito esta turma. Estou bem confiante sobre o resultado", detalha Simone.