Pré-Caju 2023: Saúde de Aracaju divulga balanço das ações

Saúde
06/11/2023 17h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizou durante os dias do Pré-Caju 2023 os serviços de atendimento à população com o Posto Médico, fiscalização e promoção de segurança dos alimentos e bebidas ofertados nos bares e ambulantes – com a Vigilância Sanitária (Visa) – e, ainda, a oferta de insumos de prevenção com a Vigilância Epidemiológica. A logística montada ofereceu uma estrutura qualificada para atender aos foliões.

“Ofertamos serviços que garantissem que a festa pudesse ocorrer com bastante tranquilidade para nossa população e para os turistas que estavam na cidade. Realizamos 115 atendimentos no Posto Médico, foram ofertados 20 mil insumos de prevenção, entre camisinhas masculinas, femininas e gel lubrificante. Além disto, foram realizadas 150 inspeções em estabelecimentos e ambulantes que estavam comercializando alimentos, bebidas e gelo”, destaca a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Posto Médico
Nos dois dias de funcionamento do Posto Médico no evento, foram atendidas 115 pessoas, sendo 59 homens e 56 mulheres, com 86 atendimentos clínicos e, destes, 44 por intoxicação (álcool ou outras drogas) e 42 por outros (como cefaleia, crise de pânico, pico hipertensivo, náuseas, tontura, mordida de cachorro, engasgo, torção em membro inferior e reação alérgica). Por traumas, foram registrados 29 atendimentos (como agressão física, queda da própria altura e facada). Do total de atendimentos, 11 pessoas foram transferidas para Unidades de Urgência e Emergência e foi registrado um óbito, provocado por parada cardíaca. A vítima foi um homem de 30 anos.

De acordo com o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Yuri Bechior, o maior alerta nos dias da festa foi para os casos ocasionados pelo exagero na ingestão de bebidas alcoólicas. “Nosso papel também foi de orientar os participantes para que eles não extrapolassem na hora de beber e, desta forma, pudessem aproveitar mais a festa. Orientamos ainda sobre a importância da boa alimentação e hidratação. Tomando esses cuidados, com certeza, evitaria muitos problemas”, enfatiza.

Prevenção
Com o intuito de reforçar a prevenção durante o período da prévia carnavalesca, a SMS distribuiu 20 mil insumos entre camisinhas masculinas e femininas, e gel lubrificante.  “O casal Camisildo ajudou a chamar atenção, deixando a abordagem mais lúdica e interessante para população, que recebeu os preservativos e ouviu as orientações da equipe sobre prevenção, ressalta a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Tuberculose e Hanseníase, Débora Oliveira.

Fiscalização
Segundo a coordenadora da Visa, Maria Meneses, durante os três dias de festa, os fiscais atuaram para garantir a saúde e segurança sanitária dos foliões, através da fiscalização de alimentos, bebidas e gelo. Foram 150 inspeções e cinco termos de apreensão.

“Durante as inspeções, foram verificadas as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estavam bem acondicionados, se o gelo estava sem risco de contaminação, e se as pessoas que manipulavam os alimentos estavam usando equipamentos de proteção individual e portando o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos. Nesta atuação, a equipe da Visa descartou gelo que estava sendo comercializado de forma incorreta, evitando possíveis danos à saúde das pessoas”, ressalta Maria.