Reconstrução da Emef Florentino Menezes ampliará oferta de vagas no bairro Areia Branca

Obras e Urbanização
07/11/2023 12h30

Melhorar as estruturas físicas das unidades de ensino do município é parte fundamental da construção do futuro, por oferecer um novo ambiente para o desenvolvimento pedagógico. Neste sentido, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realiza o processo de reconstrução em 12 escolas da rede, totalizando um investimento de mais de R$ 72 milhões.

Uma delas é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Florentino Menezes, localizada no bairro Areia Branca. Lá, a reforma e ampliação possibilitará um aumento na oferta de vagas para estudantes, para atender a demanda da comunidade. A nova unidade terá capacidade para atender mais de 830 estudantes a partir dos 6 anos.

A obra segue avançando e o bom andamento torna perceptível a magnitude da transformação: o novo prédio, que possui dois pavimentos, contará com uma área de 2.443,22 m², com 15 salas de aula, laboratório, sala de atividades, sala de leitura, brinquedoteca, espaço multi-eventos, sala de recursos, área de convivência, cozinha, refeitório, horta e parque infantil.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca que o serviço atende a uma necessidade do município e fala da importância da atuação da Prefeitura.

“A gestão municipal identificou que a estrutura de algumas escolas precisava de uma intervenção de maior porte. Nós realizamos de forma constante manutenções pontuais, mas essas unidades que estamos reformando precisavam não só ser revitalizadas, mas também ampliadas, para atender às necessidades de matrícula das comunidades em que estão inseridas. Nossos projetos vão conferir a essas escolas estruturas muito modernas, arrojadas, que melhoram o trabalho de professores e equipe pedagógica, aprimoram a aprendizagem e também possibilitam suporte tecnológico maior”, explica.

A antiga estrutura foi toda demolida, e um novo prédio está sendo erguido na localidade. No momento, a Emurb executa pintura, instalações elétricas, hidrossanitárias e de combate a incêndio, implantação de pisos de alta resistência, revestimento e alvenaria de bloco. A reconstrução da Emef Florentino Menezes demanda um investimento de aproximadamente R$ 6,4 milhões.