Oficineira de violão da Valdice Teles liga sua jornada com a música à história da instituição

Cultura
08/11/2023 16h13

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), administrada pela Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), possui oficinas de violão, que é uma das categorias base da escola desde a sua fundação em abril de 1984, ainda como Escola de Sopro e Cordas. A oficineira Eliana Argolo começou a dar aulas na escola ainda como Escola de Sopro e Cordas, antes de ser reinaugurada pela Funcaju, como a EOAVT, em 2005, sendo consagrada a professora mais antiga da instituição, com mais de 20 anos.

A oficineira conta que durante toda vida teve conexão com a música por conta de sua família, começou a estudar no Conservatório de Música de Sergipe aos 15 anos, por influência do pai e dos irmãos e ainda aos 18 anos começou a dar aulas profissionalmente. “Eu vim para Aracaju inicialmente para dar aula no Conservatório de Música, mas quando eu cheguei aqui na Escola de Sopro e Cordas, que era na esquina da minha casa, na rua Porto da Folha, eu resolvi ficar e dar aula”, comenta. 

Por estar cercada de antigos colegas e professores, a oficineira conta que sua conexão com a escola foi imediata e segue até hoje. Eliana explica ainda que quando começou a dar aulas na EOAVT, a escola era mais elitizada, mas hoje possui um cunho mais popular e acessível. “Eu gosto muito da escola de artes porque ela não é focada apenas em música erudita, aqui tenho a abertura de tocar o que eu amo, que é música popular brasileira, eu nunca quis ser concertista e tocar música erudita, eu queria pegar a formação da música erudita e trabalhar com música popular brasileira”, afirma.

Eliana ministra os cursos de violão voltados para alunos iniciantes, e todas as aulas ocorrem em grupo, por ela acreditar que é a melhor forma de se trabalhar, incentivando e facilitando o aprendizado dos alunos. Além disso, a professora destaca que o envolvimento com a arte é essencial não só visando a formação profissional, mas também para o desenvolvimento espiritual, principalmente para métodos terapêuticos que a escola proporciona aos alunos. 

“A escola é muito importante na formação espiritual das pessoas, não só a música, como o teatro e a dança trabalham muito com a emoção, que é o que a gente precisa. Todo mundo deveria trabalhar mais o espírito, não só o lado profissional. É importante fazer musicoterapia, teatro, dança; alguma coisa visando o lado espiritual e pra mim quem possibilita isso é a arte”, finaliza.

Em edital referente ao primeiro semestre de 2024, que será publicado ainda em dezembro deste ano, serão oferecidas oficinas e cursos nas áreas de artes cênicas, música, dança, artesanato e artes visuais. Para informações sobre a EOAVT basta acessar os perfis da Funcaju nas redes sociais  - @funcaju e @evaldiceteles, ou se dirigir à sede da escola, na rua Vila Cristina, bairro São José – a secretaria realiza atendimentos de 8h às 17h, pelo telefone (79) 3211-6913.