Aju Animal: 1ª Campanha de Adoção do programa ocorre neste sábado, 11

Meio Ambiente
08/11/2023 17h30

Estimular a adoção responsável de cães e gatos é o objetivo que a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), busca ao realizar no próximo sábado, 11, a Primeira Campanha de Adoção do programa Aju Animal. A iniciativa será realizada no Parque Augusto Franco, popularmente conhecido como Sementeira, às 14h. Na ocasião, serão realizadas consultas, vermifugação e sorteio de brindes.

Ao todo, farão parte da campanha 30 animais, entre felinos e caninos.  Esses pets já estão castrados, vermifugados e vacinados. Para esta ação, a Sema conta com a parceria da Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa), da Fraternidade  Pet,  do Canto Animal, Instituto Safira, além de protetores individuais.
 
Segundo o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, essa é uma ação conjunta e  tem o objetivo de proporcionar uma vida saudável aos animais. "A adoção é o ponto culminante do processo de cuidar dos pets, no contexto do programa Aju Animal. Todos merecem ter um lar definitivo onde possam ter carinho, cuidado, proteção e alimentação. O objetivo da campanha é justamente proporcionar, junto aos protetores  individuais, entidades e empresas que atuam no ramo, uma vida mais saudável a esses animais. Esta será a primeira. Ano que vem, teremos outras campanhas", destacou.

Para a presidente do Instituto Safira, Maria Auxiliadora de Santana, a somação de esforços se faz necessária na causa animal. "É importante contar com o apoio da gestão municipal. Estamos confiantes e felizes nesse processo. Essa campanha de adoção vem para aliviar os projetos e proporcionar espaço para o resgate de outros animais que estão abandonados", afirmou.

Aju Animal
O incentivo à adoção é um dos eixos do programa, instituído pela Lei 5.548, de 22 de dezembro de 2022. Os outros eixos tratam da castração de cães e gatos para controle populacional, oferta de serviços veterinários e incentivo aos lares temporários nas residências de protetores.