Ministério da Saúde realiza visita técnica na Saúde de Aracaju para certificação e selo de boas práticas

Saúde
08/11/2023 18h13

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pleiteou a solicitação de Certificação da Eliminação e do Selo de Boas Práticas da Transmissão Vertical do HIV, e nesta quarta-feira, 8, recebeu a visita técnica da equipe do Ministério da Saúde (MS) para acompanhar o trabalho realizado pelo conjunto de equipamentos da Rede municipal da saúde materno infantil da capital.
 
De acordo com a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Tuberculose e Hanseníase, Débora Oliveira, o processo de certificação tem como objetivo o reconhecimento de todo trabalho realizado pelos equipamentos de SMS, que são responsáveis pelo caminho da gestante percorrido desde a entrada nas Unidades de Saúde da Família (USFs) até o nascimento do seu filho na Maternidade e, também, no segmento pós-parto.

“A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV é uma estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde [SUS], aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes e crianças, além da qualificação da vigilância epidemiológica e dos sistemas de informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas à eliminação do HIV”, explica Débora.

Ainda segundo a coordenadora, Aracaju já foi reconhecida na primeira etapa como município apto ao pleito. “A certificação depende, agora, da qualificação da avaliação de dados epidemiológicos, assistenciais e de direitos humanos que, em conjunto, demonstram o sucesso das políticas no manejo das gestantes, puérperas e crianças vivendo com HIV. Por isso, a comitiva do MS está visitando a capital por dois dias, verificando em cada serviço os dados apresentados”, complementa.
 
Serão visitados a Unidade de Saúde da Família (USF) Roberto Paixão; Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacem/SE), além do acompanhamento de uma abordagem da equipe do Consultório de Rua, dados epidemiológicos da Vigilância Epidemiológica Municipal e do Programa Municipal IST/HIV/Aids, e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Resultado da Visita
A visita segue até esta quinta-feira, 9, resultando na análise de todos os indicadores e ações implementadas pelo município, enfatizando a importância do compromisso contínuo com a eliminação da transmissão vertical e a busca constante por melhorias.

Segundo Débora, a visita reforça o compromisso em eliminar a transmissão da doença e destaca a importância da vigilância epidemiológica, na cooperação interinstitucional e do trabalho conjunto da comunidade e profissionais de saúde, beneficiando gestantes e crianças no avanço da promoção da saúde materno-infantil.

“A equipe do MS vai elaborar um relatório do que foi visto na visita à rede municipal de Saúde de Aracaju e este documento passará por uma comissão nacional para avaliação. O processo de certificação será finalizado no dia 8 de dezembro, na sede do Ministério em Brasília, quando serão apresentados os resultados das visitas técnicas e dos documentos encaminhados à validação”, reforça a coordenadora.