Novembro Azul: Prefeitura incentiva população a procurar serviços de saúde em shoppings da capital

Saúde
08/11/2023 17h47

Durante a campanha do Novembro Azul, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está chamando a atenção de homens e pessoas trans para a necessidade de cuidados com a saúde. Para isso, entre os dias 6 e 10 deste mês, das 10h às 18h, a SMS está ofertando alguns serviços nos três shoppings da capital (Jardins, Riomar e Aracaju Parque Shopping).

Os serviços estão disponíveis nos postos de vacinação dos shoppings e, para ter acesso, basta apresentar o documento oficial com foto, CPF e o cartão de vacinação. As pessoas que procurarem os locais poderão passar por avaliação odontológica; consulta com enfermeira; realizam testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B, aferição de pressão arterial; verificação de glicemia; atualização do cartão vacinal - Hepatite B, DT, covid, influenza e febre amarela; e solicitação de PSA para homens a partir dos 40 anos.

A referência técnica do Programa Saúde do Homem na SMS, Vanessa Barreto, chama a atenção para a importância de buscar os serviços de saúde antes do adoecimento.

“É imprescindível que as pessoas com genitália masculina procurem os serviços de saúde para rastrear as doenças precocemente, já que por vezes esse público só busca as unidades de saúde quando já estão adoecidos”, destaca Vanessa.

A enfermeira Mônica Porfírio, que está atendendo no Riomar, relata que a procura ainda é pequena, visto que, historicamente, os homens buscam os serviços de saúde em menor proporção quando comparados com as mulheres, porém isso deve ser mudado, pois é fundamental que os homens se cuidem para viver com qualidade de vida.

“Quando as pessoas chegam aqui, passam primeiro pelo serviço odontológico, depois sobem a escada para o atendimento de enfermagem para realizar os testes rápidos, aferir a glicemia capilar, aferição de pressão e sinais vitais. A gente avalia o paciente e se for preciso encaminhamos para o urologista, bem como solicita o PSA total e livre. Infelizmente, os homens têm muita vergonha de procurar por esse atendimento e acabam não falando muito bem o que está acontecendo. Por outro lado, os idosos são os que mais procuram os serviços e contam em detalhes o que ocorre. A vergonha e o medo devem sentir de ficarem doentes e não da prevenção”, reforça Mônica Porfírio.

O autônomo Elton Cerqueira dos Santos é um desses homens que aproveita uma folga do trabalho para buscar os serviços de saúde e foi até o shopping Riomar.

“Vi pela televisão que estaria ofertando esses serviços aqui e estava trabalhando próximo, por isso aproveitei para passar por esse atendimento. O homem é mais desleixado, mas a gente precisa se cuidar porque é necessário fazer o possível para viver um pouco mais com qualidade de vida e saúde”, conta.

Outro homem que se deslocou do trabalho para se cuidar foi o técnico de informática Alessandro da Silva.

“Como o shopping está próximo do meu trabalho, aproveitei a campanha porque geralmente não tenho tempo no dia-a-dia e decidi aparecer aqui para realizar os testes e depois dar continuidade ao cuidado na unidade de saúde”, comenta o técnico.