Zoonoses na Comunidade: população do povoado Aloque receberá a ação nesta sexta, 10

Saúde
09/11/2023 15h28

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará nesta sexta-feira, 10, das 9h às 12h, mais uma edição do “Zoonoses na Comunidade”. A ação acontecerá próximo à Unidade de Saúde da Família (USF) Irmã Caridade, no povoado Aloque.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, o objetivo da ação é reduzir a transmissão de doenças e de acidentes com animais domésticos no município.
 
“O Zoonoses na Comunidade tem acontecido toda semana, sempre às sextas-feiras, em uma unidade diferente, percorrendo os bairros de Aracaju. No local, serão realizadas ações como vacinação antirrábica, exames de leishmaniose visceral canina, orientações à população e entrega de informativos para conscientização sobre o tema”, explica Marina.

Testagem de cachorros
Dentre os pontos de atenção da ação está a leishmaniose, uma doença que exige cuidado e controle, uma vez que é infecto-parasitária. Segundo o supervisor de endemias do CCZ, José Bonfim, essa ação é mais uma oportunidade para reforçar a importância de cuidar da saúde dos animais, daí a necessidade que a população participe e leve seu cachorro para ser testado, por meio da coleta sanguínea.
 
“A leishmaniose é uma doença não contagiosa, causada pelo protozoário Leishmania chagasi e transmitida pela picada de flebotomíneos infectados e tem como fonte de infecção os reservatórios no ambiente urbano, o principal é o cão, e no ambiente silvestre, as raposas, podendo se manifestar de duas formas: a Leishmaniose Tegumentar ou Cutânea e a Leishmaniose Visceral ou Calazar”, detalha Bonfim.