Em 2023, Prefeitura já vacinou mais de 18 mil pessoas na comunidade escolar

Saúde
10/11/2023 11h02

Para ampliar a cobertura vacinal e incentivar a atualização dos cartões de vacina, uma das estratégias da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é o serviço de vacinação nas escolas, que já contemplou, somente este ano, 18.520 pessoas da comunidade escolar nas redes municipal, estadual e particular.

Na próxima segunda-feira, 13, a equipe da SMS, que coordena o serviço, realizará a ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Letícia Soares Santana, no bairro Santos Dumont. De acordo com a referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE), Aline Guimarães, as vacinas ofertadas são as de rotina, a exemplo de HPV, antitetânica e meningite, mas também as de campanhas, como covid-19 e influenza.

“Esta estratégia de vacinação nas escolas se soma às demais mobilizações da gestão municipal para disponibilizar pontos acessíveis para que a população possa se vacinar. Hoje, além das escolas, as vacinas estão disponíveis nas 45 Unidades de Saúde da Família [UFSs] e nos três shoppings da capital [Riomar, Jardins e Aracaju Parque Shopping]”, explica Aline.

Mobilização e documentos
As escolas que recebem a ação de imunização se organizam previamente, com a indicação para que os pais ou responsáveis sejam avisados e repassam as autorizações para que eles permitam que os alunos sejam vacinados.

“É feito um chamamento a toda a comunidade escolar, numa mobilização de fomento à vacinação. Para a imunização desse público, pais ou responsáveis precisam enviar o termo de autorização assinado, cartão de vacina e documento da criança. Já funcionários, pais e professores devem apresentar documento de identificação e cartão de vacina. No dia da ação, a equipe de saúde consulta no sistema quais vacinas estão pendentes, a fim de atualizar a imunização daquela criança ou adolescente, e também dos profissionais da comunidade escolar”, ressalta a referência técnica.

Programação
Na quinta-feira,16, será a vez das Emef’s Bebé Tiuva, no bairro Luzia e Otília de Araújo, no bairro 18 do Forte (localizada no fundo do Fórum). E, finalizando a semana, na sexta-feira, 17, a ação acontecerá nas Escolas Ministro Geraldo Barreto, no bairro Dom Luciano e Otília de Araújo, no bairro 18 do Forte (localizada na rua Pinheiro Machado).