Defesa Civil de Aracaju participa do Encontro Regional Nordeste do Sistema Brasileiro de Inteligência e visita a Codesal

Defesa Civil
10/11/2023 17h52

A Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participou do Encontro Regional Nordeste do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). O evento realizado na quinta-feira, 9, no auditório do Banco Central do Brasil, localizado em Salvador (BA), teve como tema "Impactos das Mudanças Climáticas no Nordeste - Atuação da inteligência de Estado e Políticas Públicas Regionais".

O objetivo da reunião do Sisbin foi promover a integração dos membros e parceiros regionais do Sistema, aprofundar discussões sobre assuntos de interesse comum e propor soluções que possibilitem aperfeiçoar os trabalhos conjuntos. O evento contou a presença do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Luiz Fernando Corrêa, e representantes de órgãos e entidades dos municípios nordestinos.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta a importância da participação do órgão nessas discussões. "As informações obtidas ao longo do evento contribuem para o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos em Aracaju para ampliar, cada vez mais, a capacidade de resiliência da cidade frente aos eventos adversos que possam ocorrer. Aqui dialogamos com diversos órgãos sobre questões pertinentes às mudanças climáticas e como a Defesa Civil deve se preparar diante da possibilidade de eventos extremos, cada vez mais frequentes no mundo", destacou o coordenador.

Entre os assuntos debatidos estiveram "Impactos socioeconômicos da intensificação do fenômeno El Niño no Nordeste, no âmbito das mudanças climáticas"; "Políticas Públicas de Meio Ambiente para mitigação e adaptação aos impactos das mudanças climáticas na região Nordeste"; “Desafios da Defesa Civil na adaptação aos impactos das mudanças climáticas"; entre outros.

Integrando a equipe da Defesa Civil de Aracaju que participou do evento estiveram, além do coordenador geral, Robson Ralo, o coordenador técnico e operacional, Nélison Brandão, e o técnico Marcus Mota.

Visita técnica
Nesta sexta-feira, 10, a equipe da Defesa Civil de Aracaju realizou, ainda, uma visita técnica à Defesa Civil de Salvador (Codesal). "Aproveitamos essa oportunidade para conhecer como atuam na promoção da resiliência, tendo em vista que Salvador é certificada pela ONU como Hub de Resiliência e, portanto, referência para o País. Pudemos conhecer o sistema de sirenes utilizado pelo órgão e dialogar sobre os métodos operacionais adotados frente à eventos climáticos, identificação de imóveis abandonados, estruturas montadas e outros procedimentos", relatou Robson Rabelo.

A equipe foi recebida pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, pelo coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, pelo assessor técnico, Carlos Eduardo Costa e pela subcoordenadora de Monitoramento e Análise das Ações Climáticas, Alana Matos.

Ascom Semdec/ Com informações da Ascom Codesal