Alunos da rede municipal se preparam para a competição nacional do projeto "Um Salto na Educação"

Juventude e Esporte
13/11/2023 15h30

Entre os dias 17 e 20 de novembro, quatro alunos do projeto “Um Salto na Educação”, que promove o ensino de saltos ornamentais para estudantes da rede municipal de ensino, viajam a Brasília para participar da competição nacional, que reúne todos os polos do projeto.
 
A escolha dos atletas para a competição veio após uma seletiva realizada durante o 1º Campeonato Interno do projeto “Um Salto na Educação”, que aconteceu no dia 28 de setembro, no Parque Aquático Zé Peixe, e que selecionou os alunos não somente a partir dos aspectos técnicos nas apresentações, mas também pelo quesito comportamental durante a competição e na rotina dos treinos semanais.

O secretário Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Sérgio Thiessen, falou sobre a satisfação em ver o projeto, que foi captado pela secretaria e é executado em parceria com Secretaria Municipal da Educação (Semed), dando certo e oportunizando essa vivência para crianças aracajuanas.

“Boa parte das 144 crianças que temos inscritas no projeto chegaram às aulas sem saber nadar. Hoje, diante de todo trabalho, a gente está não só com a rotina de ensino, mas também focando na preparação dos quatro alunos que representarão Aracaju na competição nacional. Isso é muito significativo e nos deixa alegre por ter a certeza de que o projeto já está mudando a vida dessa garotada”, disse o secretário.

Durante o treino, o professor, Theodoro Filho, relata o que espera dessa experiência, que é inédita para os alunos selecionados.

“A minha expectativa é absurda, porque eles nunca saíram nem de Aracaju, nunca nem viajaram de ônibus, e agora nós, o Governo Federal, junto à Prefeitura Municipal de Aracaju, estamos proporcionando uma viagem aérea, com hospedagem, tudo pago. Então, eu quero que esse momento seja mágico, por isso nenhum deles está pressionado a executar (o movimento) perfeito, mas sim a se divertir e plantar uma sementinha de mudança na vida deles”, disse o treinador.

Dos 40 alunos que participaram do campeonato interno, foram selecionados dois meninos e duas meninas: Arthur Braga, Victor de Caravalho, Danielly Santana e Adricyany dos Santos A estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, Danielly Santana, de 11 anos, está na lista dos escolhidos. Ela conta que recebeu com muita surpresa a notícia de que embarcaria com a equipe representante de Aracaju e que aguarda ansiosa pelo dia do evento.

“Eu nem imaginava que seria eu, mas o professor me disse com tanta alegria, que também fiquei alegre. Agradeço por estar aqui, por viajar e também porque vou conhecer outro lugar. Quero que chegue logo o dia e espero fazer como algumas pessoas me pediram e trazer a medalha”, comentou a estudante do 5º ano.

Também estudante da Emef Dom José Vicente Távora, Arthur Braga, de 10 anos, é um dos representantes masculinos na competição. O aluno conta sobre o sentimento de ter sido selecionado.

“Eu senti um arrepio. Eu pensava que eu não ia ganhar na competição, mas ganhei”, disse o garoto. Arthur falou ainda sobre a expectativa para a viagem. “Tá muito legal, vou me divertir muito lá, para passear, conhecer”, conta o atleta que viajará de avião pela primeira vez.”

Sobre o projeto
“Um Salto na Educação” é um projeto de ensino de saltos ornamentais, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UNB), em parceria com a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (Saltos Brasil) e com a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), financiadora da iniciativa.

Para Aracaju, o projeto foi captado pela Sejesp, que o executa com o apoio da Semed, e as aulas são realizadas no Espaço Aquático Zé Peixe, de terça a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Atualmente, a iniciativa conta com 144 alunos, entre 8 e 14 anos, de cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs)

Além de Sergipe, mais nove estados já desenvolvem o projeto. No Nordeste, há polos em Alagoas, Ceará e Paraíba.