Saúde de Aracaju intensifica chamamento a homens e pessoas trans para realização de exames preventivos

Saúde
14/11/2023 17h50

Em meio à campanha do Novembro Azul, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também intensificou as ações nas 45 Unidades de Saúde da Família (USF) a partir de um trabalho de sensibilização para conscientizar e prevenir o câncer da próstata em homens e pessoas trans. Em todas as quintas-feiras deste mês, nos dias 9,16, 23 e 30, acontecem, nas USFs, a ação intitulada “Quinta Azul”.

Segundo a referência técnica do Programa Saúde do Homem, Vanessa Barreto, as atividades acontecem com foco em educação em saúde, a fim de auxiliar melhor as pessoas que ainda possuem dúvidas sobre os métodos de prevenção, a diferença sobre os tipos de exames e, sobretudo, a importância em se cuidar antes mesmo de adoecer, como forma de manter uma vida mais tranquila e saudável.

“Além dos serviços que já são ofertados na rotina da Unidade de Saúde da Família, a exemplo de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, atualização do cartão de vacina, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite, também estão ocorrendo, em todas as quintas-feiras deste mês, ações de educação em saúde voltadas para o público masculino e pessoas trans. Temas voltados para a saúde do homem estão sendo compartilhados com a finalidade de chamar a atenção dessa parcela da população que frequenta a unidade de saúde por diversas vezes como acompanhante da esposa, filhos ou outros parentes, para aproveitar a oportunidade e iniciar o cuidado”, relata a referência técnica Vanessa Barreto.

Na sala de espera, são apresentados temas educativos e o alerta sobre a necessidade da vacina HPV para adolescentes de 9 a menores de 15 anos, solicitação de PSA, que é o exame utilizado como check-up, principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens a partir dos 40 anos, dentre outros alertas importantes para a saúde coletiva.