Defesa Civil atende a população com efetividade e reforça ações para a resiliência

Defesa Civil
16/11/2023 13h11

Com atendimento à 54 ocorrências ao longo do mês de outubro, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), assegurou ações efetivas para a redução de riscos na cidade. O período com baixo volume de acumulado de chuva foi dedicado ao reforço das ações preventivas, de preparação e conscientização da população, com o objetivo de ampliar a capacidade de resiliência da capital.

Os 38 milímetros de chuva registrados no último mês, pelo sistema de monitoramento meteorológico da Prefeitura de Aracaju, o ClimAju, revela um acumulado inferior à média histórica para outubro, que é de 57,3 mm. As ocorrências registradas, em maior parte, estiveram relacionadas aos riscos estruturais, somando 77,78% do total de atendimentos realizados.

Entre os dados técnicos apontados no balanço mensal das atividades de Defesa Civil, estão computadas seis interdições à edificações, sendo cinco totais e uma parcial. Além disso, houve a emissão de quatro notificações, dois Relatórios de Avaliação de Risco (RAR) e mais 14 Relatórios de Vistoria Técnica (RTV).

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Ten Cel Silvio Prado, ressalta que o aprimoramento do trabalho vem possibilitando maior alcance dos serviços prestados pelo órgão e, com isso, resultados cada vez mais expressivos. "Mesmo com baixo volume de chuva, percebemos a contínua busca pelo serviço emergencial 199, da Defesa Civil, por exemplo. Cerca de 50% dos atendimentos realizados neste último mês foram provenientes desse serviço, que vem se mostrando efetivo para a prevenção de riscos, uma vez que possibilita a redução do tempo de resposta das equipes diante de anormalidades detectadas pela população", salientou.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, houve atendimento a demandas relacionadas aos ventos fortes. "Os sensores de velocidade dos ventos registraram, no dia 26 de outubro, rajadas de até 50km/h, na capital. Esse fenômeno ocasionou impacto em estruturas metálicas de placas publicitárias e queda de árvore. Todas as demandas foram prontamente atendidas e não houve registro de pessoas feridas", frisou.

O órgão também manteve atenção à segurança estrutural de eventos. "Foram recolhidas as documentações necessárias, como projeto, Anotações de Responsabilidade Técnica, além de terem sido vistoriadas, durante a montagem, as respectivas estruturas, para verificação do cumprimento do que estava previsto no projeto apresentado", explicou o coordenador. Entre esses eventos estiveram o Pré-Caju; Praça Encantada e Semana da Sergipanidade.

Semana Nacional de Redução de Desastres
Anualmente, a Defesa Civil se integra às atividades de conscientização para redução de riscos de desastres, que ganham destaque ao longo do mês de outubro. Uma programação especial foi desenvolvida ao longo de todo o período, incluindo a formação de novos voluntários para integrar o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil - Nupdec Zona Sul; o IV Encontro de Nupdecs; Defesa Civil nas Escolas; e a ação educativa integrada com os demais órgãos que compõem o Sistema de Proteção e Defesa civil do estado, em parceria com a Energisa.

"Essa foi uma importante oportunidade de reforçar, junto às comunidades e à sociedade em geral, informações pertinentes a prevenção contra riscos e o papel dos órgãos competentes e dos cidadãos nesse processo", indicou Robson Rabelo.

Reconhecimento Nacional
O projeto "Mapeamento Participativo", desenvolvido pela Defesa Civil de Aracaju em conjunto com os membros dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), recebeu reconhecimento nacional da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), passando a integrar o Banco de Boas Práticas em Defesa Civil, do Governo Federal.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Ten Cel Silvio Prado, reforça a importante contribuição da comunidade no processo de promoção da resiliência da cidade. "Esse reconhecimento é motivo de grande satisfação, tendo em vista que representa o sucesso e fluidez do trabalho desenvolvido junto às comunidades, principalmente das áreas de risco da capital. Com esse trabalho, aprimoramos dados que nos auxiliaram nas atualizações do Plano de Contingência da capital e, consequentemente, na melhoria de ações preventivas e de resposta aos eventos adversos. Estamos cada vez melhor preparados e seguimos com esse trabalho de forma contínua", destacou o secretário.