Segunda etapa de reforma dos passeios da Rua da Frente avança com implantação dos pisos em concreto

Obras e Urbanização
16/11/2023 16h19

O trabalho da Prefeitura de Aracaju para readequar um relevante e histórico equipamento público da capital sergipana segue sendo executado em ritmo acelerado. Na segunda etapa da reforma e ampliação dos passeios da avenida Ivo do Prado, que integra a via conhecida como “Rua da Frente”, já é possível perceber as transformações proporcionadas com o avanço da obra.

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do serviço, já iniciou a concretagem dos pisos em concreto da nova calçada. Além disso, permanece implantando lajes e pilares, que são parte da estrutura de sustentação dos passeios.

A obra compreende o trecho da avenida Ivo do Prado entre o Largo da Gente Sergipana e o Iate Clube, de aproximadamente 910 metros, e não demanda grandes intervenções na estrutura de sustentação.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca que a obra tem o objetivo de reforçar a estrutura e garantir a coerência arquitetônica dos passeios.

“A Prefeitura realizou a reforma e o reforço estrutural do trecho entre o Largo da Gente Sergipana e o Terminal de Tototós. Essa foi a primeira etapa, que envolveu as avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dórea. Agora, realizamos o serviço em mais um trecho, correspondente à segunda etapa, para promover uma coerência arquitetônica no espaço, visto que a paisagem ali mudou bastante com a intervenção. São feitas também melhorias pontuais na parte estrutural, visto que não apresentava tanto desgaste. O serviço vai proporcionar mais conforto e segurança para os pedestres que circulam naquela região”, comenta.

A calçada será reconstruída da mesma forma da primeira etapa, com blocos de concreto pré-moldado, que irão compor a nova pavimentação. Com a reforma, o novo passeio será ampliado em 1,5 m para “dentro” do rio Sergipe, totalizando largura de 4,3 m e ocupando uma área total de 2,4 mil m².

Para viabilizar o projeto, a gestão municipal investe R$ 6.334.571,13, em recursos próprios do Tesouro Municipal. A obra contempla a ampliação da largura da calçada, para proporcionar mais comodidade para pedestres, reposição do piso, substituição do guarda-corpos, iluminação em LED e instalação de equipamentos de acessibilidade.