Moradores do Residencial Mangabeiras participam de curso de mídias sociais

Assistência Social e Cidadania
22/11/2023 18h08

Na tarde desta quarta-feira, 22, a Prefeitura de Aracaju realizou no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) do bairro 17 de Março, o encerramento do curso de Mídias Sociais para moradores que fazem parte do Projeto de Trabalho Social (PTS) do Residencial Mangabeiras Santa Dulce dos Pobres e que moram no bairro. O curso contou com carga horária de 12 horas, a participação de 40 pessoas e faz parte do eixo de Desenvolvimento Socioeconômico, o qual está voltado para ações de geração de emprego e renda.

As atividades são realizadas pelo PTS, que é executado pela empresa Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação, da Secretaria Municipal da Assistência Social. A atividade faz parte das ações que devem ser desenvolvidas junto à comunidade no âmbito do programa Pró-Moradia, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias que participam das atividades

A responsável técnica do PTS, Patrícia Oliveira, conta que a intenção principal do curso foi ajudar pequenos negócios e ajudar pessoas que já são empreendedoras a trabalhar o marketing de uma melhor forma.

“A gente vê um público misto, mas que a maioria é de jovens, então essa oportunidade, através do trabalho social, fomenta o empreendedorismo, a renda das pessoas. Eles entraram aqui com uma visão e estão saindo com outra, já melhoraram o currículo, eles já tem o que colocar nesse currículo em relação a essa melhoria através da oportunidade desse curso. Então o que a gente quer é isso mesmo, aquecer a economia local, mostrar que temos talentos na comunidade e que somos agentes dessa transformação social tão sonhada”, diz Patrícia.

“Trabalhamos aqui a pesquisa de campo para verificar as oportunidades mediante aos problemas e dar soluções a elas. É muito importante porque traz para essa comunidade o direito de pertencimento, de saber que é possível empreender e desenvolver novas habilidades mediante aquilo que você já tem na palma da mão. Trabalhamos as redes sociais que estão no auge, na perspectiva empreendedora”, destaca o instrutor do curso de mídias sociais, Allan Kardec, sobre as novidades para empreender dentro do próprio bairro.

Proprietária de uma loja de roupas para pets, Elizabete de Souza Alves afirma que será a oportunidade para que todos, de alguma maneira, avancem na qualidade de vida. “Eu só tenho a agradecer, é um curso muito concorrido, deu tudo certo e consegui uma vaga. Eu tenho uma loja de roupas para pets e tudo que aprendi nesses três dias acrescentou demais pra mim e principalmente no meu negócio, só tenho que agradecer a Oliveira Consultoria e ao professor. Desde o primeiro dia, estou colocando em prática todos ensinamentos, dicas e ideias que o professor passou", disse.

A estudante de marketing, Ingryd Nayara Santos, conta que o curso irá agregar conhecimentos ao curso superior e dar força para reabrir sua loja. "Hoje em dia está tudo na internet, as maiores lojas estão na internet e com isso a venda online cresceu muito na pandemia. Eu já tive um negócio como loja física e não deu certo, justamente pela falta de conhecimento, então resolvi estudar mídias sociais e marketing. Eu estava muito parada esperando a oportunidade de chegar a um valor "x" para poder recomeçar o meu negócio e o professor falou que a gente deve começar com o que a gente tem e onde está, porque se não o tempo passa e fica para trás", finalizou.