Cras Santa Maria recebe 5º ciclo de preparação para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
29/11/2023 20h30

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e por intermédio da Secretaria da Assistência Social, iniciou nesta quarta-feira, 29, o quinto e último ciclo de Oficinas de Preparação para o Mercado de Trabalho, oferecido aos beneficiários do Auxílio Municipal Especial (AME) e para os cidadãos assistidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital.

Nessa etapa, as aulas foram iniciadas no Cras Santa Maria, na tarde de hoje, e serão concluídas no Cras Antônio Valença Rollemberg, localizado no bairro Farolândia, nesta quinta-feira, 30. As oficinas integram os objetivos do AME e visam garantir aos beneficiários qualificação para inserção ou reinserção no mercado de trabalho, com a finalidade de fazê-los deixar sua situação de vulnerabilidade social, através do emprego e geração de renda.

Desde o início dos ciclos, em junho deste ano, 16 Cras foram beneficiados, qualificando mais de 160 pessoas, que receberam o certificado para ingressar no mercado de trabalho. “Chegar ao fim desse ciclo de ofertas de qualificação é algo recompensador. Sabemos o quanto essas pessoas necessitam dessas orientações e o como elas passam a enxergar novas possibilidades após a aula. Aqui não ensinamos de forma simples como criar um currículo mais atrativo, mas sim a fazer com que eles consigam mostrar a sua verdadeira capacidade”, comemora a diretora de formação da Fundat, Sandra Magna Rezende.

A jovem Ingrid Cristina Santos Doria participou da oficina com o intuito de buscar o seu primeiro emprego. “Tive acesso a conhecimentos importantes sobre o mercado de trabalho, como me posicionar e chegar mais preparada para o mercado. Sei o quanto o mercado é competitivo, por isso tenho buscado me qualificar”, afirmou.

Este é o mesmo objetivo de Ana Clara Guilherme Fontes, que também busca sua primeira oportunidade de trabalho formal. “Sabemos o quanto é difícil as empresas contratarem alguém sem experiência, por isso precisamos nos qualificar e chamar a atenção com proatividade e um currículo organizado. Levarei esses conhecimentos para minha vida”, garante.

Já Dean Keivin Santos Doria se interessou pelos conteúdos ligados à formalização do MEI. “São várias formas de buscar a nossa independência financeira e temos que estar prontos para abraçar todas as oportunidades. Adorei todos os conteúdos que vi aqui e em breve espero poder colocar tudo em prática “.