Defesa Social sensibiliza servidores para a prevenção contra o câncer de próstata

Defesa Social e Cidadania
30/11/2023 16h40

Na manhã desta quinta-feira, 30, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) promoveu uma programação especial em alusão à campanha Novembro Azul, voltada à conscientização para a prevenção do câncer de próstata. A iniciativa reuniu servidores da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Defesa Civil, Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e Junta Militar, para dialogar sobre os cuidados com a saúde.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Ten Cel Silvio Prado, ressalta a importância da conscientização. "Reforçamos, com a campanha, informações que impactam diretamente na saúde e qualidade de vida dos servidores. Trouxemos, à Semdec, palestras, serviços de saúde e proporcionamos esse momento de diálogo e bem-estar, para que eles possam estar atentos à importância dos cuidados preventivos", frisou o secretário.

O coordenador técnico e operacional da Defesa Civil de Aracaju, Nélison Brandão, avalia que o espaço proporciona informações sobre aspectos aos quais os servidores podem dedicar maior atenção." Através da palestra ministrada e do espaço disponibilizado para sanar dúvidas, pudemos ter melhores noções sobre o que é o câncer de próstata, como e quando deve ser realizado o acompanhamento médico e quais são alguns dos fatores e indícios que merecem maior atenção dos homens, quanto a esta doença", relatou.

Brandão acrescenta que já precisou se submeter ao tratamento quimioterápico e enaltece a iniciativa voltada à conscientização para a prevenção. "Para mim, particularmente, que já precisei fazer tratamento de quimioterapia, há anos atrás, e sei o quão difícil é o tratamento, entendo que ações como essa podem salvar vidas, uma vez que conscientizam os participantes, quebram preconceitos e mostram a importância do diagnóstico precoce e da prevenção no combate à doença", relatou.

O subinspetor da GMA, Roosevelt Melo Leite, participou das atividades e reforçou a importância de ampliar o diálogo sobre o assunto. "Acompanhamos uma palestra muito educativa. Esse momento é muito importante para esclarecimentos sobre a prevenção", destacou o guarda municipal.

A enfermeira, Kely Oliveira, ministrou palestra com o intuito de incentivar que os servidores cuidem da saúde e busquem ajuda médica para prevenir e tratar, conforme seja necessário, em especial, o câncer de próstata. "É importante que, ao menos uma vez ao ano, a pessoa visite o médico para colocar em dia todos os exames e checar como estão os índices hormonais, hemograma completo. Também é importante buscar o urologista e proctologista para fazer os exames necessários.