Ver a Vida: projeto de saúde ocular já realizou mais de 170 mil procedimentos

Saúde
01/12/2023 09h50

Desde março de 2022, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem devolvido à população da capital a chance de voltar a enxergar através do Programa Ver a Vida. A iniciativa concentra no estacionamento do Aracaju Parque Shoppings quatro carretas e contêineres para atendimento às pessoas com problemas relacionados à saúde ocular. Em um ano e cinco meses, já foram realizados 170.261 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.

O acesso ao serviço passa pela Unidade de Saúde da Família (USF), onde, após a consulta com o clínico geral, o usuário aguarda a liberação do encaminhamento médico via sistema para consulta inicial na carreta, conforme a necessidade. Neste documento, constará o dia e horário do atendimento que será feito nos consultórios. Depois disto, os profissionais que atendem no projeto viabilizam exames e cirurgias necessárias para o estabelecimento da saúde dos olhos do paciente, sobretudo os idosos, já que pertencem à parcela da população cuja visão fica comprometida ao passar dos anos.

De acordo com a assessora técnica da Diretoria de Inteligência e Gestão Estratégica (DIGE/SMS), Chenya Coutinho, em caso de perda da consulta é necessário retornar para a Unidade de Saúde da Família e revalidar a guia com nova data e horário da consulta a ser realizada em uma das carretas do projeto Ver a Vida. Ainda segundo ela, também é possível tirar dúvidas através de um canal de atendimento via mensagem no WhatsApp.

“O telefone de contato para dúvidas acerca de consulta, exame ou cirurgia, é o  79 99653-2323. Esse número não recebe ligação, apenas mensagens que chegam pelo WhatsApp, das 7h às 14h, de segunda a sexta-feira. É importante lembrar também que se o usuário perder a consulta não terá uma segunda chamada, mas ele poderá revalidar a guia indo até a USF para obter a liberação de um novo dia e horário”, informa Chenya.

Do início do projeto até setembro deste ano, a Saúde de Aracaju efetivou 31.622 consultas, 124.621 exames e 14.018 cirurgias, chegando a realizar 170 consultas, diariamente, e reduzindo as filas de espera. O tempo médio de espera para consulta em oftalmologia antes do projeto era de aproximadamente 13 meses, agora, é possível obter a liberação entre 45 e 60 dias.