Semdec atende à população no Mutirão Social realizado pela Faculdade de Direito 8 de Julho

Defesa Social e Cidadania
02/12/2023 22h33

Na tarde deste sábado, 2, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) participou da programação do Mutirão Social realizado pela Faculdade de Direito 8 de Julho. Foram disponibilizados serviços do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e atrações lúdicas com o teatro de fantoches do Programa Anjos Azuis, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

O evento, que também disponibilizou serviço jurídico gratuito, contou com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), advogados voluntários e estudantes do curso de Direito. A programação contou com rodas de conversa sobre violência doméstica e familiar, assim como sobre dívidas, endividamento e sobre o programa Desenrola Brasil.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que essa é uma oportunidade de aproximar os serviços dos cidadãos. "Nós atuamos em duas vertentes: no registro de denúncias, que são enviadas para o setor de fiscalização do órgão; e a reclamação direta, a partir da qual marcamos uma audiência para viabilizar uma autocomposição entre as partes envolvidas. Participar desse evento é uma forma de ampliar os nossos serviços à população e aproximar ainda mais o público do Procon Aracaju", indicou a coordenadora.

De acordo com Afonso Oliva, diretor de Graduação da Faculdade de Direito 8 de Julho, o evento tem por objetivo proporcionar aos alunos da instituição conhecimentos, a partir da experiência prática de atendimento à comunidade, e contribuir com a sociedade, somando esse atendimento social aos serviços de órgãos parceiros. "Tudo o que trabalhamos aqui dentro precisamos colocar em prática. Então, devolvemos para a sociedade em forma desse atendimento social", ressaltou.

Público

Elizabeth Maria de Jesus, moradora do bairro 18 do Forte, utilizou os serviços do Procon Aracaju pela primeira vez e já saiu do atendimento com audiência de conciliação agendada para solucionar pendências com uma empresa. "Estou muito satisfeita com os serviços. Fui muito bem atendida. A equipe buscou me ajudar da melhor forma possível", considerou.

Alessandra Melo, estudante de Direito, participou do evento para contribuir com atendimento, mas também aproveitou a oportunidade para sanar dúvidas sobre direito do consumidor com o Procon Aracaju. "Coincidentemente, hoje surgiu uma situação que me deixou com dúvida. Então, aproveitei a oportunidade. Me auxiliou bastante", avaliou.

Jéssica Matos, moradora do bairro Santos Dumont, foi convidada pela amiga para comparecer ao evento. Ela aproveitou para levar seus dois filhos, que aproveitaram as atividades lúdicas. "Estou achando ótimo. Meus filhos estão se divertindo muito", disse.