Festival do Caranguejo: evento se consolida com crescimento de 50% na comercialização de pratos

Indústria, Comércio e Turismo
04/12/2023 11h12

Ao longo de quatro dias, a Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, recebeu um grande público, que contemplou a realização do Festival do Caranguejo, reunindo famílias e amigos em uma celebração da vida com variados pratos, tendo como base o crustáceo. O evento é iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), com execução do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Sergipe (Abrasel/SE), aconteceu de 30 de novembro a 3 de dezembro e proporcionou um espetáculo gastronômico, atrações musicais, teatrais e infantis

De acordo com números fornecidos pela Abrasel/SE, em 2022 foram comercializados 4 mil pratos, enquanto na edição deste ano o número saltou para 6 mil pratos, um surpreendente aumento de 50% nas vendas, demonstrando o vigor e consolidação do evento no calendário turístico de Aracaju. “No planejamento do evento, tínhamos como meta que ele fosse melhor que a edição passada e, nesta construção, com as equipes dos nossos parceiros, a Fecomércio e a Abrasel, promovemos algumas mudanças que se mostraram corretas e o resultado foi o absoluto sucesso do Festival”, afirma o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga.

Dentre as mudanças, o gestor destaca que, em 2022, o evento foi realizado na Praça de Eventos da Orla e, na edição deste ano, decidiram levar o Festival para a Passarela do Caranguejo, um ponto privilegiado de concentração de bares e restaurantes. Outra importante mudança foi a data do evento. No ano passado, aconteceu entre os dias 1º e 4 de setembro, já neste ano foi de 30 de novembro a 3 de dezembro. “Com a mudança de local para a Passarela do Caranguejo levamos o evento para o local mais badalado da cidade e a mudança de data permitiu aproximar o Festival ao ciclo natalino, quando a cidade é tomada por visitantes. Por isso, tivemos um fantástico incremento de público e recorde de vendas”, explica o secretário.

O presidente da Abrasel/SE, Bruno Dórea, um dos organizadores do Festival, também considerou as mudanças positivas para o fortalecimento do evento. “Úma ótima mudança levar o evento para a Passarela do Caranguejo, no mês de dezembro, uma ótima época do ano. Afinal de contas, a gente está começando o verão, abrindo essa temporada de calor, sem aquela sensação de chuva, de frio. São 18 restaurantes mostrando nossa gastronomia, o que o caranguejo tem de melhor, junto com cultura, música, praia e brinquedos, foi uma receita perfeita. O Festival não é só uma feira gastronômica, é uma celebração da gastronomia porque o caranguejo é um dos principais elementos da nossa gastronomia e a gente tem aqui os melhores restaurantes de Aracaju fazendo receitas diferentes”, exalta o empresário.  

O servidor da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Gilson dos Santos, foi um dos coordenadores do evento e ficou feliz com a dimensão e importância para o calendário de eventos do município. “O Festival já é uma marca consagrada do trabalho da Prefeitura e as pessoas que estão vindo prestigiar o evento vêm porque reconhecem que é um evento importante, que destaca nossa culinária, além de gerar oportunidade para os artistas da nossa terra. A frequência de público foi extraordinária, todos os dias com número expressivo de visitantes e as pessoas elogiando a organização, a variedade de pratos. Foi uma vivência especial, um clima muito saudável que potencializa o fazer cultural e turístico na nossa cidade”, observa o assessor técnico.


Ao final do Festival do Caranguejo, Jorge Fraga enalteceu o apoio do prefeito Edvaldo Nogueira para a realização de eventos que fomentam o turismo na cidade, bem como a participação dos parceiros, que transformaram o Festival em um evento de sucesso. “Agradeço a confiança do prefeito Edvaldo Nogueira no nosso trabalho, à Fecomércio e à Abrasel na construção e execução, mas quero destacar também a parceria com a Funcaju, Sema, Emsurb, Polícia Militar, os donos dos estabelecimentos participantes e todas as equipes envolvidas neste grande trabalho. Uma ação desse porte só é possível ser realizada com o empenho e a dedicação de todos e isso não faltou. Por isso, deixo esse agradecimento a todos com o propósito de que em 2024 o Festival venha com muito mais força”, promete o gestor.

“Sem sombra de dúvidas, foi o maior evento do Festival do Caranguejo que a gente já fez. A Prefeitura, Abrasel, Governo do Estado e Fecomércio fizeram esse resultado e só tende a crescer. Esse evento nos desafiou porque são 18 restaurantes, com 18 pratos e vários empresários já disseram que vão colocar esses pratos em seus cardápios. Então, isso fortalece a nossa sergipanidade, cultura e gastronomia. Já estamos ansiosos para o próximo Festival do Caranguejo, no ano que vem”, reforça o vice-presidente da Abrasel/SE, João Guilherme.

É também o que deseja o engenheiro civil Rafael Pereira de Azevedo, acompanhado por sua esposa, Aglaub Cabral Barbosa, que revelou aquele gostinho de “quero mais” Festival do Caranguejo. “Já sinto saudades. Esta edição conseguiu ser ainda melhor. Espero que continue mantendo essa performance tão boa, um espaço bem familiar, bem tranquilo para todos poderem trazer suas famílias pra cá”, avaliou com o sentimento de satisfação expressado em sorrisos.