Dezembro Vermelho: Saúde realiza ação na Unidade Walter Cardoso para população do bairro Veneza

Saúde
05/12/2023 14h29

Com o objetivo de sensibilizar e estimular o aumento das medidas de promoção, prevenção, assistência, tratamento, cuidado e auto-cuidado, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue realizando ações da campanha Dezembro Vermelho, voltadas para a conscientização a respeito do HIV e da Aids. Nesta terça-feira, 5, a ação Sala de Espera, aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Cardoso, localizada no bairro Veneza.

De acordo com a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Tuberculose e Hanseníase da SMS, Débora Oliveira, é extremamente importante alertar sobre a prevenção, cuidados e esclarecimentos sobre uma doença muito estigmatizada, por isso a necessidade de intensificar ações durante o mês da campanha nacional.

“O preconceito ainda é um dos maiores fatores de não adesão ao tratamento. Aracaju vem realizando ações em toda a rede de atenção à saúde, capacitando os profissionais e levando o diálogo para as salas de espera das unidades. Precisamos cada vez mais falar sobre HIV, Aids, sexo e sexualidade, as formas de contágio e prevenção. A orientação é imprescindível para redução do estigma e o autocuidado somado ao apoio emocional e uso dos medicamentos que melhoram a qualidade de vida do paciente”, destaca Débora.

Sala de espera nas USFs

A ideia dessa atividade é agregar a população, que vem para as Unidades de Saúde fazer suas consultas e exames, e nesse momento da espera para o atendimento, promover esse contato com a orientação e alerta sobre o HIV e Aids.

“Os meio de prevenção, como as camisinhas masculina e feminina, podem ser adquiridos em qualquer equipamento de saúde do município. Os testes de diagnóstico do HIV podem ser realizados em qualquer Unidade de Saúde da Família. Na rede municipal, os pacientes com infecção confirmada ao HIV recebem o tratamento e são acompanhados no Serviço de Atenção Especializada - SAE, que é porta aberta e funciona dentro do prédio do Centro de Especialidades Médicas – Cemar Siqueira Campos”, orienta a técnica do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) da SMS, Aline Rabelo.
   
Em continuidade à programação, nesta quarta-feira, 6, a equipe estará, novamente, na USF Walter Cardoso, para realizar ação de testagem rápida, das 8h às 12h.
 
Adesão dos usuários 

Na sala de espera os temas são trabalhados da maneira mais didática possível, para que haja uma maior adesão. Entre as pessoas que estavam na unidade, o aposentado Mauricio Batista Santos elogiou a estratégia da ação. 

"Estava na unidade esperando minha consulta e, quando soube da orientação, logo fiquei atento sobre o assunto. Estão de parabéns pela iniciativa”, ressalta Maurício. 

Opinião compartilhada pela usuária Maria Elza Barreto. “Assim que soube da ação, procurei ficar e ouvir as orientações, e amanhã estarei aqui novamente na Unidade para participar da testagem. Realmente acho que essas ações são interessantes para verificar e melhorar a qualidade de vida e o controle das doenças”, reconhece dona Maria Elza.

Continuidade da programação 

- Dia 08/12: Certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV para Aracaju no Ministério da Saúde - com o Selo de Boas Práticas;
- Dia 12/12: Blitz da Prevenção nas USFs Edézio Vieira de Melo, Adel Nunes e Joaldo Barboza - com Sala de Espera das 8h às 12h;
- Dia 13/12: PrevinAju na USF João Cardoso - Testagem rápida das 8h às 12h;
- Dia 19/12: Blitz da Prevenção nas USFs Ávila Nabuco e Ministro Costa - com Sala de Espera das 8h às 12h;
- Dia 20/12: PrevinAju na USF Ávila Nabuco - Testagem rápida das 8h às 12h;
- Dia 21/12: Testagem rápida na Praça General Valadão, das 8h às 13h.