Perimetral Oeste: Equipe social dialoga com empreendedores do entorno da quarta etapa da obra

Agência Aracaju de Notícias
05/12/2023 19h18

Com o objetivo de ajudar empreendedores a potencializarem seus negócios, nesta terça-feira, 5, a Prefeitura de Aracaju, por meio da equipe social da avenida Perimetral Oeste, finalizou uma série de visitas a estabelecimentos comerciais que serão impactados direta e temporariamente pela 4ª etapa da obra da construção da nova avenida. O objetivo da atividade que vem sendo realizada desde a semana anterior foi realizar um levantamento dos interessados em receber mentorias e consultorias, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.
 
As ações fazem parte de um conjunto de medidas de mitigação de possíveis impactos nos negócios da região durante o período de obras e também busca prepará-los para o grande desenvolvimento que a construção da avenida Perimetral trará ao território e comércios locais. Estão sendo pensadas ações de mapeamento de oportunidades locais, rodadas de crédito, atividades de fomento à inovação e de criação de redes de cooperação, entre outras ações com foco nos empreendedores. 

Maisa Amaral, analista de Projetos da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura para execução do trabalho técnico social da avenida Perimetral Oeste, explica que essas mentorias vão ajudá-los a aprimorar práticas de gestão e a realizar ações de melhoria para possibilitar o crescimento das empresas. “Fomos pessoalmente conversar com os comerciantes para explicar a importância dessa mentoria e verificar quem tem interesse. Isso, sem dúvidas, irá ajudá-los a aperfeiçoar as estratégias de seus negócios e vai auxiliá-los a melhorar os resultados dos serviços oferecidos por eles”, relata.
  
João Jorge da Silva possui um laboratório de prótese dentária na região que será impactada temporariamente com o andamento da obra e é um dos empreendedores que manifestaram interesse na mentoria e nos cursos. “Eu sei que vai ser uma oportunidade boa. Esse apoio é importante para termos um êxito maior no nosso comércio e tentarmos melhorar o gerenciamento dos nossos negócios”, comenta.

Perimetral

A obra da avenida perimetral Oeste foi dividida em quatro etapas, em que estão sendo investidos cerca de R$ 150 milhões, o principal investimento dentro do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A nova via terá 7,5 quilômetros de extensão, interligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro, passando pelos bairros Lamarão, Soledade, Santos Dumont, Bugio e Jardim Centenário.

Ao longo de todo o processo de construção, a gestão municipal está realizando um constante diálogo com a população, bem como, ações sociais com as comunidades diretamente ligadas e a conservação do meio ambiente, devido ao compromisso com o cumprimento das contrapartidas exigidas pelo BID para o financiamento da obra.