Sessões temáticas e mini-cursos marcam o 2º dia do Fórum de Proteção, Saúde e Bem-estar Animal

Meio Ambiente
06/12/2023 18h20

Professores, alunos de cursos de medicina veterinária, protetores de animais e técnicos da gestão municipal participaram do 2º dia do Fórum de Proteção, Saúde e Bem-Estar Animal, realizado nesta quarta-feira, 6. O evento promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), ocorreu na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e trouxe sessões temáticas sobre "Ética e Direito Animal".

A  advogada e presidente do Instituto Sergipano de Direito Animal (ISDA), Danielle Ferreira, foi uma das ministrantes e considerou o fórum positivo. "Destaco esse evento como uma oportunidade para os alunos terem a compreensão de que eles são agentes de transformação na sociedade. Obter conhecimento, envolvendo direito e medicina veterinária é importante, mas aplicá-los de maneira prática exige a compreensão de que todos têm uma função social a desempenhar no mercado de trabalho. A gente percebeu que todo conteúdo explanado traz uma reflexão dessa necessidade das políticas públicas serem articuladas", pontuou.

O presidente da Comissão de Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe, Emanuel Matias, também abrilhantou o evento. A estudante Nalanda Elisa saiu satisfeita com os ensinamentos adquiridos. "Eventos desse porte nos ajudam a ter uma consciência maior do que está acontecendo no mundo, principalmente quando o assunto é a questão ambiental.  Os ensinamentos nos ajudam a desempenhar a realidade vista aqui nas empresas, na nossa área de atuação. Esse fórum vai ajudar muito na minha formação", afirmou.

Um dos pontos altos do evento foi a Sessão Temática sobre a "Causa Animal - Os desafios enfrentados pelos protetores e Ongs". Participaram desta as representantes do Projeto Canto Animal, da Ong Elan, da Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa) e do Instituto Safira. "Nós protetores trabalhamos muito solitários, por isso é necessária a participação do poder público. Com o engajamento da gestão municipal, a gente observa  uma luz no fim do túnel. Isso é importante. São anos de luta, de amor à causa animal.  Juntos, conseguiremos atuar de forma mais efetiva", disse a presidente do Instituto Safira, Dora Santana.
 
Mini-cursos
Durante à tarde, aconteceram os mini-cursos sobre "Estratégias de intervenções com os acumuladores de animais; Práticas de preparação no Centro Cirúrgico e Técnicas de Captura de Cães e Gatos". A estudante do curso de Medicina Veterinária da UFS, Brenda Daniele Nunes, aproveitou todos os ensinamentos. "Foi uma experiência diferente. Amei o mini-curso sobre Técnicas de Captura. As orientações dos especialistas nos ajudam a lidar de forma correta com os animais sem prejudicá-los. Além disso, a prática nos estimula e contribui com o nosso aprendizado", colocou animada.

Programação
O 1º Fórum de Proteção, Saúde e Bem-Estar Animal termina nesta quinta-feira, 7 , na Didática 5 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde acontecerão séries de debates, discussões e palestras. Vão ocorrer ainda as sessões temáticas sobre “Os serviços e experiência da Rede de Proteção Animal de Curitiba”, com Vivien Morikawa, médica veterinária e gerente do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba e a sessão sobre “Políticas públicas implantadas para causa animal na cidade de João Pessoa.