Saúde de Aracaju suspende temporariamente formulário para aquisição de fraldas e material médico cirúrgico

Saúde
12/12/2023 11h40

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que ficarão temporariamente suspensos a partir desta terça-feira, 12, até o dia 1º de janeiro de 2024, a inclusão de novos cadastros e renovações para concessão de fraldas e material médico cirúrgico, retornando ao funcionamento a partir de 2 de janeiro.

De acordo com a coordenadora de Controle de Insumos Estratégicos da SMS, Roberta Lisboa, a suspensão temporária acontece em razão da necessidade de ajustes no consolidado para a virada do ano.

“Os processos de renovação que vencerem no período de 12 de dezembro até 1º de janeiro de 2024 serão incluídos a partir do dia 2 de janeiro. Reforçando que os usuários não serão prejudicados e a SMS garantirá a continuidade do fornecimento desde que os beneficiados enviem os processos até o dia 10 de janeiro de 2024”, destaca Roberta.

Processo de aquisição
No dia 2 de janeiro, os usuários que desejam solicitar ou renovar a aquisição de fraldas descartáveis ou material médico cirúrgico, devem preencher o formulário disponibilizado no site da Prefeitura de Aracaju. Segundo Roberta, através do formulário, além de solicitações e renovações, ainda será possível alterar endereço, prescrição sobre tamanho e quantidade, alteração de responsável, cuidador ou atualização de telefone de contato e transferência de Unidade.

“O usuário precisará anexar, também, o relatório médico que conste a patologia, tamanho da fralda, se geriátrica ou infantil, a quantidade utilizada por dia, bem como a documentação completa e outras informações necessárias. É importante que tudo seja preenchido corretamente para que o setor responsável possa avaliar e dar a resposta”, orienta a coordenadora.

Já para o cadastramento de material médico cirúrgico, o usuário precisa anexar o relatório do enfermeiro ou médico atualizado, com até 30 dias do envio da documentação, contendo a descrição da doença de base, a descrição dos insumos médico-cirúrgicos e quantidade necessária para a realização do procedimento em domicílio; comprovante de residência atualizado dos últimos seis meses em nome do solicitante ou, na impossibilidade, alternativamente, prestar declaração de residência; declaração de moradia no município por seis meses, assinado pela própria pessoa ou responsável legal; documento com foto; CPF; e comprovante de renda.

Roberta reforça que, caso o usuário apresente dúvidas ou qualquer dificuldade no manuseio da plataforma, poderá entrar em contato através do (79) 3711-5114, pelo WhatsApp (79) 98137-7824 ou buscar orientação junto à coordenação da sua Unidade de Saúde da Família de referência.