Prefeitura enaltece o Dia Nacional do Forró destacando a importância do gênero para o turismo

Indústria, Comércio e Turismo
13/12/2023 12h39

Nesta quarta-feira, 13, é celebrado o Dia Nacional do Forró, em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, considerado o maior ícone do gênero e que projetou o Nordeste para todo o país. Para o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, além de uma marca da identidade nordestina, o forró é um forte elemento para atrair turistas para a capital.

“O Brasil ama o forró e o Nordeste. Nas várias ações de divulgação que promovemos, bem como reuniões de negócios com executivos de operadoras de turismo, o forró é sempre um elemento de destaque. É bacana ouvir histórias de vidas associadas a esse nosso autêntico gênero musical, pessoas que se encontraram no forró e até hoje estão unidas e visitam nossa cidade para ouvir o nosso bom forrozinho”, destaca o gestor.

A gestão municipal, através dos vários órgãos da administração, não deixa o gênero musical despercebido. O evento mais eloquente desse cuidado é o Forró Caju, realizado pela Prefeitura de Aracaju, na praça Hilton Lopes, no Centro, espaço conhecido por sua atmosfera cultural, gastronômica e de arquitetura histórica, propiciando a moradores e turistas a singular experiência de ouvir forró ao ar livre, “abraçado por tantos símbolos da identidade cultural aracajuana”, diz Jorge Fraga.

“O forró é uma manifestação cultural multidimensional, que abraça a dança, a música, as vestimentas, os dialetos e expressões bem específicas da nossa cidade, exaltando toda força do nosso Nordeste e do nosso jeito de ser e que tanto encanta quem nos visita. O Forró Caju é a mais importante manifestação desse gênero em nossa cidade por reunir tantos valores em uma só festa”, enaltece o secretário.

O músico sergipano Luiz Fontineli é um dos artistas que dão brilho à festa com suas canções autorais no ritmo do forró, cantando as belezas de Aracaju e Sergipe. Vencedor de vários festivais em outros estados, o músico considera o forró como um produto de “afirmação do Nordeste” e de atração de turistas. “Muitas pessoas que não conheciam o Nordeste passaram a conhecer através da música de Luiz Gonzaga. Eu, por exemplo, tenho Luiz Gonzaga como referência nas minhas composições e tenho muito orgulho de levar a nossa música para outros estados e saber que ela traz o povo de lá pra cá. Nosso forró, nossa música, é um elemento de atração de turistas e de impacto para a atividade do turismo em Aracaju e Sergipe”, afirma o músico.

Ainda sobre o Forró Caju, Jorge Fraga observa que é uma festa que leva o forró para todos os cantos da cidade, em várias ações. O gestor cita o São João na Praça, projeto promovido em parceria com o sistema Fecomércio/Sesc/Senac, bem como o Forró nos Bairros e o Circular Junino percorrendo pontos estratégicos da cidade com apresentações de forró pé de serra e apresentação de casal de quadrilhas juninas. “Além disso, a Setur promove receptivos juninos com muito forró no desembarque de visitantes na cidade, ou seja, é forró em todos os cantos, reafirmando nossa cultura e mostrando aos turistas nosso carinho em recebê-los em nossa casa com muita animação e muito forró”, pontua o secretário.

Outro destaque da Prefeitura de Aracaju para a difusão e fortalecimento do forró é a tradicional Marinete do Forró, uma ação da Setur, em parceria com a Viação Progresso. O ônibus, ornamentado com elementos da cultura nordestina, promove passeios gratuitos pelos principais atrativos turísticos da cidade, levando a bordo um trio pé de serra tocando o autêntico forró, com casal de dançarino junino em coreografias que acentuam a beleza do gênero musical. “O forró tocado na Marinete é ouvido e admirado durante todo o ano por turistas de todas as partes do país. O passeio termina, mas nosso forró segue com nossos turistas para os seus locais de origem, uma promoção espontânea do nosso destino e da nossa identidade cultural”, ressalta Jorge Fraga.