Dezembro Vermelho: USF João Cardoso do Nascimento realiza ação de prevenção às ISTs

Saúde
13/12/2023 15h11

Integrando a programação do Dezembro Vermelho, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensifica as testagens rápidas nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Na manhã desta quarta-feira, 13, foi a vez da USF João Cardoso do Nascimento, localizada no bairro José Conrado de Araújo, realizar um chamamento para aumentar a atenção à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A psicóloga do Programa de IST/HIV/AIDS/HV da SMS, Aline Rabelo, relata que, embora os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C estejam disponíveis em todas as 45 USFs diariamente, a campanha intensifica a conscientização e sensibilização para a prevenção ao HIV/Aids e ISTs.

“O Dezembro Vermelho, na verdade, é uma continuidade de tudo que temos feito ao longo do ano, com ações de prevenção às ISTs e realização de testagem rápida. Isso é importante porque é possível obter um diagnóstico precoce, caso o resultado apresente reagente, de modo que conseguimos encaminhar a pessoa o mais rápido possível para iniciar o tratamento e fazer o controle da doença”, explica Aline.

Segundo a psicóloga, o momento de realizar o teste rápido na unidade é importante, também, porque se reserva um tempo para a abordagem educativa, com orientações e diálogo com a população para despertar a prevenção. Assim, os usuários também são conduzidos a levar para casa os preservativos, verificar se está no prazo de receber a vacina de Hepatite B, entre outros pontos.

A estudante e moradora do bairro Santos Dumont Aline Santos Dantas esteve na USF João Cardoso do Nascimento para levar o filho a uma consulta com a psicóloga. Enquanto aguardava, buscou a testagem rápida, conduta de praxe, já que ela realiza os testes duas vezes ao ano e sempre está atenta às ações da unidade.

“Sempre faço os testes, às vezes duas vezes ao ano, inclusive procuro também o Cemar Siqueira Campos e no posto de saúde. Infelizmente, as pessoas não sabem tudo que é disponibilizado aqui e esses tipos de exames são comuns, todas as pessoas devem fazer”, relata a estudante.

A agente comunitária de saúde Tereza Oliveira Lira aproveitou o dia de trabalho para também se cuidar e passar pela testagem.

“Os testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C faço anualmente e também explico aos usuários a importância deles realizarem os testes. Até porque as gestantes devem fazer durante o pré-natal para evitar que os bebês nasçam com complicações porque se descoberto muito tarde pode ser perigoso”, alerta a profissional.  

Por outro lado, Cinthia Ventura Ferreira, 25 anos, fez os testes pela primeira vez. Segundo ela, quando foi até a unidade para buscar os medicamentos da mãe e, na recepção, recebeu o convite para realizar a testagem rápida.

“Decidi fazer porque eu sei que se der positivo para algo, e tratar logo no início, tem cura. Os exames de sangue eu faço certinho, mas, agora que eu sei que tem esses aqui, vou ficar fazendo porque é bom”, completa Cinthia.