Prefeitura segue reforçando pontos e horários de vacinação contra a covid-19

Saúde
14/12/2023 15h30

A vacinação já foi comprovada como a medida preventiva mais eficaz contra diversas doenças infecciosas. Por esse motivo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a oferta de imunizantes contra a Covid-19, com o objetivo de ampliar e estimular a atualização do cartão de vacinação da população em geral e retomar a alta cobertura vacinal. 

“A pandemia não acabou. A Organização Mundial da Saúde [OMS] classificou o vírus da Covid como um problema de saúde estabelecido e contínuo. A vacinação minimiza as chances de agravamento da doença, além disso a imunização em massa reflete na diminuição dos números de óbitos e internamentos”, explica a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

Atualmente, Aracaju possui 91,05% de pessoas vacinadas contra a Covid-19 para a primeira dose, 84,36% para a segunda e 25,51% com a vacina bivalente. 

“Todos os aracajuanos devem manter o esquema vacinal atualizado com as doses recomendadas para cada faixa etária. O Ministério da Saúde reforça que todas as vacinas disponíveis, atualmente, no Sistema Único de Saúde [SUS] são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes”, ressalta a coordenadora. 
 
Aqueles que ainda não completaram seu esquema vacinal, seja com primeira, segunda dose ou reforço da bivalente, basta comparecer a uma das 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) ou nos postos de vacinação montados nos três Shoppings da capital. No Aracaju Parque, Jardins e Riomar, o posto funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, para pessoas a partir dos 5 anos de idade.

Nas 45 USFs a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; e em 18 unidades com horário estendido até às 18h. São elas: USFs Antônio Alves, Augusto Franco, Geraldo Magela, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Fernando Sampaio, Edézio Vireira, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby e Onésimo Pinto. Para receber o imunizante, o usuário deve apresentar o cartão de vacina e o documento oficial com foto.

Reforço bivalente 

A Saúde de Aracaju está disponibilizando o reforço bivalente para idosos com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses.

São consideradas imunocomprometidas aquelas pessoas em tratamento de câncer, pacientes em hemodiálise, imunodeficiência grave, transplantados de órgãos sólidos (rim, fígado, coração, pulmão), pessoas vivendo com HIV/Aids e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (artrite reumatóide, espondilite anquilosante, psoríase, artrite psoriática, esclerose múltipla, lúpus eritematoso sistêmico, crohn, retocolite ulcerativa).