Educação de Aracaju realiza eleição para gestores escolares das unidades de ensino da rede

Educação
14/12/2023 17h00

Assegurando a transparência e a participação ativa da comunidade escolar, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu, nesta quinta-feira, 14, eleições para gestores escolares de todas as unidades de ensino da rede para o biênio 2024-2025. Estão sendo eleitos diretores, coordenadores administrativos e coordenadores pedagógicos.

Este dia de votação é acompanhado por uma comissão eleitoral geral, formada por três representantes da Semed e outros dois do Sindicato dos Professores. Ao lado da consultora para assuntos governamentais da Semed, Maria Antônia de Arimateia, e do diretor do Departamento de Educação Básica, Evilson Nunes, o secretário Ricardo Abreu visitou algumas unidades de ensino para verificar o andamento do processo.

"Como a educação é pautada pelo princípio da gestão democrática, é muito importante que o dia de hoje seja de fato celebrado por todos: estudantes, famílias, comunidade e servidores da Semed. A educação se faz a partir da participação ativa dos agentes. Esse dia é bastante estratégico para a cidade de Aracaju, impulsionando a escola para que tenha a capacidade de cumprir melhor a sua tarefa, que é educar as nossas crianças, jovens e adultos, para que possam exercer cidadania plena na nossa capital", afirma o secretário.

A apuração dos votos ocorre neste mesmo dia, logo após o horário de funcionamento de cada unidade de ensino: às 17h para as que funcionam em dois turnos; e às 21h para aquelas com três. Já a solenidade de posse dos gestores eleitos está prevista para o dia 28 de dezembro.

Para garantir o bom andamento das eleições, anterior a este dia decisivo foram entregues kits com orientações obrigatórias para este processo.

Mãe da aluna Bruna Gabrielle Pereira, da turma de 3 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Ruth Winny Cardoso, no bairro Santa Maria, Lucileide Pereira fez questão de ir até a unidade de ensino no meio da manhã para exercer seu direito ao voto.

"Esse momento de votação representa a confiança que temos com a direção e todos que fazem a escola. Por isso, vim aqui fazer o meu papel e também chamei as outras mães para participar. Nossa participação e eleger a equipe que vai administrar a unidade de ensino são fatores de muita importância não só para mim, mas para todas as crianças, e eu só tenho a agradecer pela oportunidade.

Gestão Democrática
O processo de escolha da gestão escolar de cada unidade de ensino da rede acontece a cada dois anos. A primeira edição ocorreu em 2019, para o mandato do biênio 2020-2021 e no final de 2021 foi realizado o segundo processo, para o biênio 2022-2023. Os atuais gestores têm os seus mandatos até o dia 31 de dezembro, com os novos mandatos a serem iniciados em 2024.

No último mês de julho, a Semed promoveu curso de Gestão Escolar realizado para cerca de 400 professores da rede municipal de ensino, sendo esta a primeira etapa da Gestão Democrática 2024-2025. Cada participante formulou um plano de ação examinada por uma banca avaliativa e cujo a pontuação lhe indicou estar apto ou não para concorrer a uma vaga como diretor, coordenador administrativo ou coordenador pedagógico em uma das 79 escolas municipais.