2ª Campanha de Adoção do Programa Aju Animal ocorre neste sábado, 16, na Sementeira

Meio Ambiente
14/12/2023 17h28

A iniciativa da Prefeitura de Aracaju que ganhou destaque na cidade pela primeira edição bem-sucedida retorna com a missão de porporcionar mais lares definitivos aos pets. Isso porque no próximo sábado, dia 16, às 16 horas, o Parque Augusto Franco será o cenário da 2ª edição da campanha de adoção de cães e gatos, organizada pelo programa Aju Animal, da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema). O evento faz alusão também ao Dezembro Verde, mês voltado ao combate de abandono de animais.

Para esta 2ª edição, 60 animais farão parte da campanha. Todos já estão vermifugados e vacinados. Para a presidente do Instituto Canto Vivo, Cristiane Nogueira, a iniciativa do Aju Animal atende a uma necessidade crucial da sociedade, voltando o olhar para os animais invisíveis, abandonados nas ruas por razões diversas. "O evento de adoção atrai muitas pessoas. No mês passado, fiquei muito emocionada, pois vi animais adultos sendo adotados. Atualmente, tenho mais 10 animais já castrados, vermifugados e microchipados. Eles estão prontos para um lar temporário", afirmou.

Além do Instituto Canto Vivo, participarão do evento a Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa), da Fraternidade Pet, Instituto Safira, Projeto Acolher, SOS Vida Animal, de protetores individuais. Segundo o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, a equipe está empenhada em fazer desta edição um marco na conscientização sobre a importância da adoção responsável. "A primeira edição foi um sucesso. Dos 30 animais, 21 foram adotados. A gente ficou muito feliz. A expectativa é que a segunda edição seja ainda melhor", destacou.

Outras ações
Tutores de animais também podem participar da ação, por meio dos serviços que serão ofertados no local, a exemplo de consultas, vacinação, vermifugação e teste para leishmaniose. Para isso, a Sema conta com as parcerias da Empresa PetNet e do Hospital Universitário da UFS. "A gente vê de forma muito positiva a participação da comunidade e também de empresas e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Contar com esse apoio é de suma importância para juntos avançarmos no Programa Aju Animal", colocou.